Rinaldo Junior aborda participação da oposição no retorno do recesso e atuação de guardadores de carros no centro

O vereador Rinaldo Junior (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (5) para tecer considerações sobre a reunião solene que retomou os trabalhos legislativos da Casa na última quinta-feira (1º). No discurso, ele indicou trechos do Regimento Interno do Poder Legislativo que tratam da participação das lideranças de oposição e governo na cerimônia, ante comentários do vereador Felipe Alecrim (PSC) sobre a falta de um pronunciamento oficial da oposição na ocasião. Em outro momento da reunião plenária desta segunda-feira (5), Rinaldo Junior demonstrou suas preocupações com outro tema – os relatos de possíveis abusos na atuação de guardadores de automóveis que trabalham no centro do Recife.

Ao discursar momentos antes de Rinaldo Junior, Felipe Alecrim afirmou que “o bloco de oposição foi ‘impedido’ de falar, por força do Regimento”. O direito ao pronunciamento deixou de ser exercido porque o líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB), esteve ausente por motivos de saúde. O vice-líder da oposição, vereador Fred Ferreira (PSC), também não compareceu à solenidade.

Segundo Rinaldo Junior, o Regimento Interno ainda possibilita que a oposição se pronunciasse mediante uma comunicação de substituição dos oradores, que deveria ter sido apresentada com antecedência. Como isso não aconteceu, o parlamentar afirmou que o rito foi seguido e que o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), “agiu conforme o Regimento da Casa”. “Eu serei o primeiro a defender a legitimidade e o direito de um vereador a ter a sua palavra”, acrescentou.

Práticas abusivas – O tema da atuação dos guardadores de automóveis no centro da capital foi levado à tribuna por Rinaldo Junior no grande expediente, período da reunião plenária destinado a comunicações mais longas. Ao plenário, ele ressaltou que seu mandato é baseado na “defesa incansável dos trabalhadores e trabalhadoras”, mas que “tem recebido muitas denúncias a respeito de uma certa ‘extorsão’ que está acontecendo, especialmente contra as mulheres, no centro do Recife”. De acordo com ele, há relatos de que guardadores têm realizado cobranças de forma violenta no local.

No discurso, o vereador disse que entrará em contato com autoridades policiais e de trânsito para tentar solucionar o problema – e propôs que o poder público realizasse a identificação das pessoas que atuam na guarda de automóveis no município. “A forma abusiva com que alguns ‘flanelinhas’ estão abordando os proprietários de carro não é legal. Mas eu sei que muitos trabalhadores guardadores de carro – gente séria, que está ali para levar o seu sustento – concordam que deve ter um mapeamento, um cadastramento, uma identificação dessas pessoas”.

Em aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) afirmou que o tema faz parte da problemática da segurança no centro do Recife. “Esse é um tema recorrente na nossa cidade. Há muitos e muitos anos que esse abuso acontece. Quando acontece que seja chamada a atenção, diminui, mas depois acontece de novo. Não são todos, tem gente muito decente que vive ali com o seu trabalho”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre artigos do Regimento Interno da Câmara. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre alerta para atuação de flanelinhas no centro do Recife.

Em 05.02.2024