Rinaldo Junior rebate críticas sobre atraso na entrega de kits escolares

Vice-líder do governo na Câmara do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB) saiu em defesa da gestão durante a reunião plenária desta terça-feira (6), após críticas feitas pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) ao atraso na entrega de kits de materiais escolares para as unidades do ensino público municipal. De acordo com o pronunciamento de Rinaldo Junior na tribuna, até o fim de fevereiro os kits serão entregues a todas as 389 instituições da rede.

Ronaldo Lopes havia citado, também na tribuna do plenário, unidades em que há relatos de falta dos materiais, como a Escola Municipal Alto Jardim Progresso, em Nova Descoberta. O retorno às aulas da rede pública da capital ocorreu na segunda-feira (5).

Além de indicar que o problema será solucionado até o fim do mês, Rinaldo Junior fez um elogio à condução da Prefeitura na área da educação. “Quero informar que essa mesma Secretaria de Educação, que é liderada pelo competentíssimo Fred Amâncio, já chamou mais de mil professores para tomar posse na nossa rede. Para abrir a boca para criticar a educação do Recife tem que ter coragem. Eu nunca vi algo parecido. No mesmo ato, o prefeito do Recife assinou a ordem de serviço para a construção de dez novas unidades. Isso é incrível”.

Avanços na educação – Ainda nesta terça-feira, o tema da educação voltou a ser alvo de um discurso do vereador Rinaldo Junior no grande expediente, período da reunião plenária dedicado a comunicações mais longas e que permitem apartes de outros parlamentares. Ao subir mais uma vez à tribuna, o vice-líder continuou a sua defesa da gestão municipal da educação.

“É impossível, logisticamente, entregar tudo no mesmo dia. É impossível entregar. São cem mil alunos na rede municipal do Recife”, justificou, ainda a respeito dos kits escolares. "Inclusive, os cem mil alunos irão estudar em escolas requalificadas, climatizadas. E eu tenho certeza absoluta de que algumas escolas [da rede pública municipal] do Recife são duas vezes melhores que as melhores escolas particulares que temos aqui na nossa cidade”.

Segundo Rinaldo Junior, a oposição tem tentado utilizar o noticiário local para enfraquecer a popularidade governo municipal. “O caminho está certo, mas a oposição, que anda sufocada pela popularidade e desempenho do prefeito João Campos (PSB), se apegou a uma notícia veiculada nos jornais”.

Em aparte, o vereador Ronaldo Lopes explicitou que sabe que o caso não se aplica a toda a rede pública municipal. “No momento em que eu trouxe a notícia, não foi afirmando que todas as unidades estavam sem kits escolares. Foi, justamente, pegando notícias das redes sociais e da imprensa e indo nessas escolas. Eu guardei a informação e fui falar com gestores, funcionários, com pais”.

Também em aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) saiu em defesa da Prefeitura e disse que há um “trabalho grandioso sendo feito na educação”. “[] muitas escolas sendo recuperadas e escolas novas acontecendo. A empresa não pode, muitas vezes, entrar com recursos e ficar travando a obra? É o que acontece, empresa que abandona obra e fica travando para ver se o governo vai lá e coloca mais dinheiro na obra. O vereador sabe disso. Mas não pode negar o que está acontecendo de positivo”.

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 06.02.2024