Ronaldo Lopes comenta serviços na Zona Norte e cobra kit escolar

Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal, na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (6), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) destacou trabalhos de infraestrutura urbana e teceu críticas à Prefeitura do Recife. Ele agradeceu o serviço de limpeza de canais nas comunidades da Zona Norte e reclamou da entrega de kits de material escolar nas unidades de ensino da rede municipal, que até o momento não teria ocorrido, segundo disse.

O vereador reconheceu a importância de serviços feitos pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). “Inicialmente, quero agradecer à minha equipe, ao projeto Gabinete do Bairro, aos moradores do Córrego Bica e do Carroceiro, pois apresentamos requerimentos aqui no plenário, que foram aprovados. Está sendo iniciada a limpeza dos canais no Córrego Bica e do Carroceiro. A Emlurb já  iniciou os trabalhos. No dia 13 de fevereiro do ano passado fizemos o pedido; os técnicos foram lá e agora está sendo executado o serviço. Na hora de criticar é importante criticar, reivindicar é importante, mas também e importante agradecer. A Emlurb agora se encontra no local”, disse.

Logo em seguida, ele disse que foi procurado por mães que reclamaram não ter recebido o kit escolar de seus filhos. O ano letivo nas escolas da rede municipal do Recife teve início nesta segunda-feira (5). “ Nas escolas de Nova Descoberta, do Passarinho, os pais estão reivindicando os kits porque até agora não receberam”. Ronaldo Lopes afirmou que entrou com pedido de informações junto à Secretaria de Educação, através do e-mail institucional, pedindo esclarecimentos por que o kit não foi entregue. “Eu faço a pergunta e peço o apoio da base do governo para buscarmos uma solução e apresentarmos uma resposta para esta população. Será que as escolas só funcionam em março?”.

Ao retornar à tribuna durante o Grande Expediente da reunião plenária, o vereador Ronaldo Lopes abordou novamente o assunto. Ele disse que visitou algumas  escolas e constatou que não receberam o material. “Eu falei com gestores, trabalhadores das unidades e mães", destacou. O parlamentar comentou que este é um dos papeis  não só da oposição, mas de todos os representantes do povo. "A nossa principal prerrogativa é representar o povo que nos elegeu. Não tem isso de situação e oposição”, afirmou. 

No entanto, ele disse não ter afirmado que todas as escolas apresentaram o mesmo problema. “Eu não falei que todas as escolas da rede não receberam o material. Mas eu não vi chegar nas escolas onde eu entrei". Ronaldo Lopes lamentou  "ter muito pai e mãe que não têm condições de comprar um lápis e estão levando as crianças para assistir aula sem o material didático".

Em aparte, o líder da bancada do governo na Casa, vereador Samuel Salazar (MDB) detalhou que a rede municipal de ensino  do Recife conta com 389 escolas e que os kits já começaram a ser entregues. “Os kits, que são de excelência, já estão sendo entregues. Temos muitas escolas municipais na cidade”. Salazar também ressaltou que o ano letivo nas escolas teve início nesta segunda-feira. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 Em 06.02.2024