Ronaldo Lopes faz balanço de um ano de mandato e apresenta solicitações à Prefeitura
Num breve balanço de sua atuação parlamentar, Ronaldo Lopes disse que agradecia “a Deus e ao povo do Recife pela oportunidade de ser vereador”. Afirmou que foram apresentados, no período de um ano, 772 requerimentos que foram aprovados e encaminhados a diversas secretarias municipais com pleitos das comunidades. Também apresentou, segundo disse, três projetos de lei, sendo que um deles foi aprovado e sancionado; 26 pareceres a projetos de lei na Comissão de Obras, de que faz parte; e realizou mais de 60 visitas através do Gabinete no Bairro, que é um serviço do seu gabinete.
Entre os assuntos que abordou, o vereador Ronaldo Lopes parabenizou o Instituto Semear Recife, que abriu mais uma filial, dessa vez no Córrego do Jenipapo, Zona Norte. “Trata-se de um projeto que existe há 14 anos e dá assistência social à população carente. Nós inauguramos a Casa Mauro Lopes, que leva o nome do meu pai. Esta semana iremos inaugurar novas sedes do instituto em mais dois bairros”.
Outro tema abordado pelo vereador foi a reunião solene que ele realizará na noite desta segunda-feira para homenagear a escritora Karine Asth, que ganhou o 65º Jabuti na categoria Romance de Entretenimento, pelo lançamento do livro Dentro do nosso silêncio, da editora Bestiário. “O prêmio é cedido pela Câmara Brasileira do Livro, criada em 1959. Karine é uma grande escritora. E embora não seja do Recife, leva o Recife no coração”.
Em seguida, Ronaldo Lopes fez apelo à Prefeitura do Recife para que proceda à limpeza do canal que fica localizado no Córrego da Bica. “Eu estive lá e todos os moradores pedem que seja feita a limpeza profunda do canal na comunidade. O apelo está sendo feito agora para que a Prefeitura não espere o inverno chegar. Na última chuva, em 2022, a água no canal chegou a mais de um metro de altura. Inclusive já apresentamos dois requerimentos que pedem a limpeza do canal do Córrego da Bica”.
O vereador também solicitou à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para que, durante carnaval, abra um espaço específico para embarque e desembarque de passageiros que usam os transportes de aplicativos. “Os motoristas de aplicativo, ao contrário dos motoristas de táxi, não têm vez e nem oportunidade de estacionar no centro. Sem esse direito, não podem trabalhar bem e levar o sustento para suas casas”. Ele reivindicou, na tribuna, que o local escolhido seja na Rua da Aurora.
O vereador Victor André Gomes (União Brasil) parabenizou Ronaldo Lopes pelo Instituto Semear Recife. A respeito do estacionamento para os carros de aplicativos, durante o carnaval, garantiu que essa questão não depende somente de uma decisão do órgão de trânsito local, mas também de órgão de trânsito federal.
Já o vereador Rinaldo Junior (MDB) lembrou que no ano passado a Prefeitura do Recife realizou a limpeza do canal do Córrego da Bica e que o equipamento será novamente limpo, “assim como todos os outros 99 canais da cidade”. A respeito do espaço para embarque e desembarque de carros de aplicativos, no carnaval, Rinaldo Junior, disse que desde o ano passado a CTTU já esquematizou o funcionamento desse serviço e que o esquema se repetirá este ano. “Eles chegarão ao Recife Antigo pela Ponte do Limoeiro, farão embarque e desembarque e retornarão em seguida”, disse.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 05.02.2024.