Samuel Salazar exibe kit escolar e critica governo estadual
“Tenho várias fotos para mostrar, por exemplo, na escola municipal em Santo Amaro. Tenho imagens e vídeos do material sendo entregue para as mães. São 389 escolas da rede e o vereador Ronaldo Lopes (PSC) usou essa tribuna apenas para cobrar e é muito fácil cobrar. Perguntou porque não entregaram os kits em dezembro, mas a gente não pode entregar porque não fechou o ano letivo ainda. As matrículas só são feitas em janeiro e só podemos ter a certeza de quantas unidades serão após as matrículas e algumas pré-matrículas foram canceladas. Tudo aqui nesse kit é de primeira qualidade: cola, hidrocor, lápis de cera, tesoura e estojo”.
Samuel Salazar ressaltou que o prefeito João Campos tem feito uma grande gestão, não apenas na educação, e citou problemas que o governo estadual, defendido pela oposição, está passando. “Na área de saúde, temos a ampliação da atenção básica e eu queria fazer um convite para que a gente possa ir ao Hospital da Restauração, administrado pelo governo do Estado. E não faço torcida do quanto pior melhor, mas a Restauração, hoje, está um caos. O Hospital Getúlio Vargas tem problemas, o Otávio de Freitas a gente vê pacientes nos corredores. A governadora parece que só quer brigar, mas vamos olhar para a frente, quebrar o retrovisor e fazer uma gestão de entregas para a população. A Prefeitura do Recife fez um concurso em 2020, que vai ser prorrogado em breve, e já anunciou um novo concurso na saúde, a maior convocação da história. Quando iniciou a gestão, tinham 6500 vagas de creche, e justamente por conta da PPP da Educação serão 9000 vagas até o final do ano. Isso é fruto de muito trabalho e de muito planejamento”.
Rinaldo Junior (PSB), no aparte, lembrou da fala de Ronaldo Lopes (PSC) sobre a não entrega do material e respondeu que irá buscar a resposta em relação ao ocorrido. “Na escola que Ronaldo Lopes esteve fazendo o seu papel de vereador, e não encontrou o kit, vou procurar saber no cronograma da Secretaria de Educação qual será o dia que esse kit vai chegar”.
Samuel Salazar também teceu críticas ao governo de Pernambuco em relação à devolução dos secretários municipais ao governo do Estado e da condução do Carnaval em 2023. “O secretário de Educação, Fred Amâncio, e toda a sua equipe, passaram perto de ter que voltar para os quadros do governo do Estado. Foi uma manobra sem justificativa e sem razoabilidade da governadora Raquel Lyra. Ela tentou desmontar parte dessa equipe sem nenhum motivo. Recordo que no ano passado, assim que a governadora assumiu, ela suspendeu de imediato todas as licenças-prêmio dos servidores do Estado. E com 40 dias, entregou o comando do governo de Pernambuco à vice, Priscila Krause", afirmou. "Ela tinha obrigação, como a maior autoridade desse Estado, de ficar à frente das ações do governo, sobretudo da segurança durante o período de Carnaval. Vamos dar as mãos e resolver. O folião quer sair de casa para brincar e as pessoas não podem sair de casa apreensivas”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 06.02.2024