Samuel Salazar faz elogios à gestão de educação municipal
De acordo com o vereador Samuel Salazar, os kits com materiais escolares já estão sendo entregues desde o começo do mês. “Já mostrei aqui em plenário a qualidade dos kits e também as fotos dos caminhões chegando para fazer a entrega nas escolas. Muitas escolas inclusive já receberam todos os kits, mas eles também estão sendo entregues gradativamente. E isso é natural, pois temos quase 400 unidades de ensino na rede municipal. E não se trata apenas da entrega, é preciso fazer essa logística. Enquanto isso, ouvimos proposta insanas da oposição que já perguntou até por que as entregas do material didático não começaram em dezembro?”.
Em seguida, o vereador questionou a Oposição: “Por que o governo do Estado, até agora, não entregou nem o fardamento dos alunos? Eu já fiz essa pergunta ao líder da oposição e ele me respondeu que não somos deputados, que isso cabe à Assembleia Legislativa. Ou seja, para ele é como se o Recife estivesse fora do Estado. Nós temos que discutir sim os problemas do Estado que refletem no Recife. Estamos aqui para discutir e para cobrar”.
Samuel Salazar destacou também “o bom trabalho do secretário Fred Amâncio”, que em sua opinião tem feito uma gestão inquestionável. “Ele tem ampliado o número de vagas de creches municipais. A primeira creche construída no Recife foi em 1981. Em 2021, quando João Campos assumiu a Prefeitura, cumpriu o que prometeu para as creches. Até então o Recife tinha 6.500 vagas de creche. Hoje, são 13 mil. Dobrou o número em três anos e até o final do ano esse número será ampliado ainda mais. Isso é fruto de trabalho e muito planejamento”. O vereador lembrou, ainda, que Fred Amâncio foi secretário de Educação do então governador Eduardo Campos e que, na gestão, ele criou o programa Ganhe o Mundo. “Hoje, temos o Recife no Mundo, para que os alunos dos últimos anos do ensino fundamental possam fazer intercâmbio cultural e conhecer outras culturas no mundo a fora”.
A vereadora Aline Mariano (PP) pediu aparte. “Acho muito bom quando a oposição questiona a educação da rede municipal. É irrepreensível o trabalho. Dá vontade de convidar a oposição para conhecer o modelo da escola pública e a qualidade das creches no Recife”. O vice-líder do governo, vereador Rinaldo Junior (PSB), também em aparte, afirmou que “é preciso ter coragem para subir na tribuna e fazer gosto ruim na gestão da educação municipal”. Segundo ele, o Recife “tem índices que comprovam que estamos no rumo certo”. Citou como exemplo a atitude do prefeito, que assinou um decreto que transforma sete escolas municipais em escolas de tempo integral. “João Campos contratou 1 mil novos professores e também autorizou a reconstrução de 10 escolas municipais”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 27.02.2024.