Tadeu Calheiros aprova requerimentos e pede contratação de novos profissionais de saúde

Dentro da perspectiva de a Prefeitura do Recife realizar concurso público para contratação de profissionais de saúde para a rede municipal, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu três requerimentos de sua autoria pedindo a contratação de pessoal remanescente de concursos anteriores. “Vou discutir em bloco porque esses requerimentos tratam de contratação de profissionais de saúde em diversas áreas de atuação e que estão aguardando ser chamados”, disse o parlamentar, na reunião Ordinária desta segunda-feira (5).

Ao todo foram votados e aprovados 24 requerimentos abordando vários temas, de autoria do vereador. Desses, ele destacou três para discutir. Foram os requerimentos de número 7/2024, dirigindo indicação à Secretaria de Saúde do Recife a fim de convocar e lotar, pelo menos, dois terapeutas ocupacionais no Centro de Reabilitação Física Antônio Nogueira Amorim, localizado na Rua Sete de Setembro, bairro Boa Vista.

Requerimento número 2/2024, também dirigindo indicação à Secretaria de Saúde do Recife a fim de convocar e lotar, pelo menos, um fonoaudiólogo também no Centro de Reabilitação Física Antônio Nogueira Amorim. E o requerimento 13683/2023, da mesma forma, dirigindo indicação para convocar e lotar, pelo menos, três fisioterapeutas ainda no mesmo centro.

Tadeu Calheiros reconheceu que na atual gestão da Prefeitura do Recife houve uma ampliação de contratação de profissionais de saúde para os diversos serviços municipais de saúde. Ele reafirmou que seu mandato também tem buscado essa constante ampliação da cobertura da saúde para população. “Não abrimos mão desse princípio, pois acredito no SUS e acredito no profissional de carreira que entra no serviço público através de concurso. Sei que houve uma ampliação de nomeações na saúde e este mandato se orgulha de ter feito parte dessa luta”.

O vereador destacou, porém, que atualmente a Prefeitura do Recife, através de Secretaria de Saúde, está preste a lançar um novo edital para concurso público visando a preencher vagas. “Não sou contrário a um novo concurso, mas também é preciso se contratar os que estão esperando. Sei que há vagas na área de Agentes de Saúde, por exemplo, e que há outras áreas que vão precisar fazer novos bancos. Mas há profissionais aprovados no concurso anterior, esperando ser chamados, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e traumato-ortopedistas, por exemplo”.

Tadeu Calheiros afirmou que o resultado do último concurso está vigente até o dia 1 de abril, podendo ser prorrogado por mais dois anos. “Temos sabidamente vagas para algumas áreas e necessidade populacional, mas também temos concursados legitimamente aprovados. Que se faça a nomeação e se realize novo concurso”, propôs.

O vice-líder do governo, vereador Rinaldo Junior (PSB), prontificou-se para levar o pleito para a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para pedir que o concurso seja remarcado. “Mas, quero registrar que até mesmo a oposição reconhece que o prefeito João Campos tem feito contratações e também tem ampliado o serviço municipal de saúde. É essa ampliação que leva à necessidade de realização de novo concurso para preencher as vagas existentes”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.02.2024.