Victor André Gomes defende municipalização do transporte público
Victor André Gomes fez a defesa depois que vereadores da oposição, em discursos no plenário, fizeram a associação dos problemas de transporte urbano com os do trânsito e pediram a instalação de mais faixas azuis nas pistas das ruas da cidade. “Hoje, a oposição citou a gestão das faixas azuis como uma das causas dos problemas do trânsito. Não tem nada a ver. A não instalação das faixas azuis, que facilitam o deslocamento, não tem nada ver com a gestão sucateada da Grande Recife”, afirmou. Ele sublinhou que o problema do transporte urbano é a superlotação dos veículos, o tempo de espera pelos ônibus, o valor das tarifas e a redução do número de ônibus em circulação para atender aos usuários. “Antes da pandemia, tínhamos uma frota de 2.400 ônibus, mas a frota foi reduzida para 2.118 veículos”, informou.
Frente à decisão do governo do Estado de determinar o congelamento das tarifas este ano, criando a Tarifa Única, o parlamentar comentou: “Vamos ver se o congelamento não irá implicar em mais uma vez no sucateamento da frota”. Para ele, “houve uma conquista da gestão estadual no sentido de colocar a Tarifa Única, que é o vale A”. Porém, Victor André Gomes acha que essa conquista é pequena quando o referencial são os usuários de ônibus residentes no Recife. “Apenas 15% dos usuários de ônibus em todo o estado de Pernambuco serão beneficiados com essa tarifa única. Grande parte é residente na Região Metropolitana. Esse é um projeto interessante, mas não vai atingir o trabalhador recifense que, em sua maioria, já paga o vale A”.
O parlamentar disse que dispõe de um estudo mostrando que o Recife tem o segundo pior tempo médio de deslocamento dentro de um transporte público, só perdendo para o Rio de Janeiro. “São 64 minutos que os cidadãos passam, em média, dentro do transporte público. Só perdemos para o Rio, que é de 67 minutos”. Ele ressaltou, ainda, que o recifense gasta um longo tempo de espera, que gera filas quilométricas e transtornos. Ele também falou que os problemas de ônibus estão no fato de que os veículos não são climatizados, são sucateados e muitas empresas não têm frota renovada.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) pediu aparte e disse que é importante a instalação de faixas azuis para facilitar os deslocamentos do transporte público, porém elogiou a gestão da presidente da Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), Taciana Ferreira. A vereadora Aline Mariano (PP) também pediu aparte e afirmou que uma comissão formada por sete vereadores do Recife vai se reunir, na próxima semana, para discutir questões do transporte público. A vereadora Liana Cirne (PT), que também falou, reforçou que “temos que pensar o modelo de custeio da passagem e avançar para transporte público gratuito”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 27.02.2024.