Alcides Cardoso repercute decisão da Justiça Federal sobre Operação Bal Masqué

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) repercutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (26), uma decisão da Justiça Federal sobre a Operação Bal Masqué, da Polícia Federal, deflagrada em julho de 2020. Segundo ele, servidores comissionados da antiga gestão da Prefeitura do Recife foram condenados por crimes de peculato e falsidade ideológica, cometidos durante a pandemia da covid-19. “Um triste capítulo da nossa história”, disse.

“Foram cometidos crimes na compra de camas hospitalares e colchões para pacientes com covid, e essa é apenas a ponta do iceberg. A sentença da juíza da 36ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, Dra Carolina Souza Malta, condenou o ex-diretor de Finanças da Secretaria de Saúde do Recife, durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio, Felipe Soares Bittencourt, a ex-gerente de conservação da pasta, Mariah Simões, ambos por peculato e falsidade ideológica”, informou o parlamentar. 

Segundo Alcides Cardoso, além das penas de reclusão, os acusados terão que devolver dinheiro ao erário público. “Eles vão ter que devolver aos cofres públicos algo em torno de R$ 300 mil. A decisão aponta a aquisição superfaturada de camas e macas, chegando a pagar por colchões que jamais foram entregues. Os empresários responsáveis pela empresa que forneceu irregularmente as camas, a Deltamed, foram condenados a penas entre três e quatro anos de reclusão”, pontuou. 

O parlamentar destacou, ainda, a importância da ação e da resolução da Justiça sobre a Operação Bal Masqué. “Tenho certeza que essa decisão será o início de muitas outras que estão sendo julgadas, para não deixar impune esse triste episódio", afirmou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 26.03.2024