Alcides Cardoso repercute gastos da Prefeitura com comunicação

A veiculação de notícias sobre os gastos da área de comunicação da Prefeitura do Recife foram alvo de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (4). No pronunciamento, o parlamentar criticou, principalmente, o uso de recursos nas contas de redes sociais associadas ao Poder Executivo.

Segundo Cardoso, os gastos com comunicação, que já vinham sendo acompanhados pelo seu mandato, ganharam a atenção da imprensa recentemente. “Um levantamento do nosso mandato, com dados do Portal da Transparência, revelou que a Prefeitura pagou no ano passado R$ 1,34 milhão a uma agência que é responsável por turbinar as redes sociais do prefeito João Campos (PSB)”, disse. “Entre os serviços dessa agência, a Hermanos, estão o impulsionamento digital, filmes para redes sociais e monitoramento das redes. Esses dados foram pauta de uma matéria do jornal Folha de S.Paulo e teve enorme repercussão”.

Cardoso afirmou que, como as redes do chefe do Executivo municipal são financiadas pelo seu partido, existem indícios de conflitos de interesse. “O PSB não informou quanto paga pelos serviços da empresa apesar de que é também dinheiro público, já que o fundo partidário sai do bolso do pagador de impostos brasileiro. A Prefeitura, obviamente, tentou argumentar que não há confusão entre o institucional e o pessoal, mas o que existe, nobres colegas, é um claro caso de conflito de interesses”, argumentou. “É usada toda uma rede paga para impulsionar os conteúdos do prefeito, aumentando e muito o alcance das publicações e criando a percepção de que ele está bombando na internet e acaba tendo grande repercussão na imprensa”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 04.03.2024