Aline Mariano entrega Medalha de Mérito José Mariano ao cônsul honorário da Finlândia

Concedida a pessoas que tenham alcançado destaque em atividades culturais, políticas, científicas e sociais, a Medalha de Mérito José Mariano foi entregue na noite desta quinta-feira (7) ao advogado e cônsul honorário Finlandês no Recife, com jurisdição para os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, Gilberto Flávio de Azevedo Lima. A honraria é a mais importante comenda do Poder Legislativo Municipal e precisa ser aprovada pelos parlamentares, em reunião plenária. A iniciativa foi da vereadora Aline Mariano (PP).

A solenidade foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), presidente em exercício da Câmara Municipal do Recife, que compôs a mesa com a vereadora autora da proposição; além do homenageado; a embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko; a filha do homenageado, Flávia Azevedo Lima; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins; e o bispo André Novaes. Foram executados os hinos Nacional Finlandês e o Nacional Brasileiro. “Muito nos orgulha ser autora dessa proposição honorífica. O currículo do doutor Gilberto Lima fala e faz, por si só, toda correlação com a medalha que foi por mim proposta”, afirmou Aline Mariano, justificando assim a sua decisão de ter escolhido o advogado para receber a comenda.

A vereadora traçou um perfil pessoal e profissional de Gilberto Flávio de Azevedo Lima, o homenageado, que é recifense, 61 anos, casado e tem três filhos. Em 1980, começou a cursar Direito na Universidade Federal de Pernambuco, no turno da manhã; e Economia, no turno da noite. Dentro da Universidade exerceu a liderança estudantil na função de membro do Conselho departamental, ocupando cargo titular de representante do corpo discente perante a Diretoria da Faculdade de Direito.

Em 1981, concluiu o Curso de Extensão Universitária em Introdução à ciência política. Nomeado pelo governador José Ramos, em 1982, exerceu o cargo de Auxiliar de Gabinete da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em seguida, foi secretário de gabinete do deputado estadual Joel de Holanda; auxiliar de gabinete parlamentar do deputado federal José Jorge de Vasconcelos; e assessor da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), na gestão do presidente Romero Jucá.

Atualmente, é cônsul honorário Finlandês no Recife, com jurisdição para os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. O cônsul honorário supervisiona, na sua área de competência, os direitos dos finlandeses e dos estrangeiros que residem permanentemente na Finlândia. Em colaboração com as missões diplomáticas, o Cônsul Honorário visa fortificar as relações econômicas e culturais entre a Finlândia e o país onde reside, e contribui para o fortalecimento da imagem da Finlândia.

Após o discurso, a vereadora entregou a Medalha de Mérito José Mariano, com o respectivo diploma, a Gilberto Flávio de Azevedo Lima. Uma apresentação cultural, com música e poesia, foi feita por Charles Theone, antes do discurso de agradecimento do homenageado. “Faltam palavras, é uma emoção muito forte. Quero agradecer a todas e todos aqui presentes”, disse ele. Em seguida, citou as diversas representações dos consulados presentes na solenidade: da Romênia, Senegal, Malta, Chipre, Panamá, Dinamarca, México, Paraguai, Argentina, entre outros.

“Receber esta homenagem é mais do que uma honra, é a reafirmação de um compromisso. Falar desta homenagem é falar da história do Brasil, pois José Mariano foi uma figura muito importante para Pernambuco”, afirmou. Ele exaltou o patrono da Câmara Municipal do Recife, lembrando que foi um grande abolicionista e o primeiro prefeito do Recife. “A pauta de José Mariano, acreditem, não foi superada. No Brasil, não totalmente.  A questão da igualdade e da inclusão social ainda são pautas atuais, José Mariano deixou como legado o seu discurso e sua vida. Seu discurso permanece atual. Receber esta homenagem, portanto, é um compromisso”, ressaltou.

Gilberto Flávio de Azevedo Lima falou das grandes diferenças sociais que, em Pernambuco, são identificadas desde o interior até a capital. Ele reafirmou que esta é a causa de José Mariano e que “com essas causas eu me comprometo”. No final, o coral da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou uma apresentação e o presidente da solenidade, vereador Hélio Guabiraba fez suas colocações, convidando a todos os presentes, logo em seguida, para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 07.03.2024.