Aline Mariano faz crítica ao sistema de transporte público

A vereadora Aline Mariano (PP) criticou a qualidade do transporte público que atende à população do Recife, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (19). “Até quando vão faltar com o respeito ao usuário? Temos uma frota de ônibus deteriorada e o Governo do Estado nada faz para mudar essa realidade”, disse, lembrando que, para fortalecer o debate, a Comissão de Representação Suprapartidária para o acompanhamento do Transporte Público do Recife, que é composta por sete membros, poderá se reunir para tratar do tema.

“Nós que fazemos esta Câmara Municipal, precisamos lutar para voltar a legislar sobre o transporte público do Recife”, sugeriu a parlamentar. Através do requerimento número 10612/2023, ela solicitou a instalação da Comissão de Representação Suprapartidária para o acompanhamento do Transporte Público do Recife. Na justificativa para a criação do colegiado, o Relatório Global sobre Transporte Público, realizado pela empresa Moovit, que constatou que o Recife ocupa a 7ª posição do ranking que aponta as cidades com maior tempo médio de viagem no transporte público. 

 A parlamentar lembrou que o objetivo da comissão é o de acompanhar as Políticas Públicas relacionadas ao Transporte Público do Recife., e ainda, buscar parcerias e sugestões propositivas que contribuam para o bom funcionamento do transporte público e amenizem o sofrimento das pessoas que dependem diariamente do seu uso.

Aline Mariano disse que a municipalização do sistema de transporte vai melhorar a qualidade para os usuários e definiu como estão os ônibus que circulam no Recife. “Temos uma frota deteriorada. São verdadeiras latas de sardinha. Os empresários que hoje administram o sistema dizem que sempre têm prejuízo com os ônibus. Mas, não querem largar o osso, nem abrem a caixa preta do transporte público. A verdade é que hoje temos ônibus em que as as pessoas passam mal dentro, de tanto calor. E as mulheres sofrem assédios constantes dentro do transporte público”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 19.03.2024.