Câmara concede Título de Cidadão do Recife ao advogado Antônio Braz

O advogado Antônio Braz nasceu no município de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, mas foi no Recife que construiu uma carreira sempre em expansão. Hoje sócio de um escritório que opera com mais de 300 colaboradores, Braz recebeu nesta quinta-feira (7), o Título de Cidadão do Recife, no plenário da Câmara Municipal. Prestigiada por autoridades do campo jurídico, a cerimônia foi realizada por iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB) e presidida pelo vereador Chico Kiko (PP).

Além dos parlamentares e do homenageado, a mesa de honra do evento contou com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Silvio Neves Batista Filho, do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Sérgio Torres Teixeira, do juiz eleitoral José Andrade Machado Barbosa Pinto, do presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, e do juiz de direito Saulo Fabianne Ferreira.

Na tribuna do plenário, Aderaldo Pinto fez um relato sobre a vida do homenageado. Aos presentes, contou de sua iniciação precoce no mundo do trabalho, da vinda à capital em 1980 para a conclusão dos estudos, da admissão no cargo de contínuo do extinto Banco Banorte. No discurso, o parlamentar ainda salientou a trajetória ascendente de Braz a partir de sua entrada no curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. A criação do escritório Antonio Braz & Vanya Maia Advogados Associados, com a sua sócia Vanya Maia, e a atuação como Conselheiro e presidente de comissões da OAB-PE também foram salientadas.

A história do migrante que alcança sucesso profissional na capital e contribui para o seu desenvolvimento foi um tema que não escapou ao pronunciamento de Aderaldo Pinto. “Doutor Braz é parte daquele sonho do povo do interior que vem buscar a vida na cidade ‘grande’, na ‘capital’, e que ao chegar aqui faz a diferença, consegue conquistar com muito trabalho e suor. Então é o próprio Recife que tem que agradecer e também reconhecer tudo isso. Portanto, gostaria de parabenizar mais uma vez e declarar que será uma honra a cidade do Recife tê-lo agora, oficialmente como seu mais novo cidadão”.

Após a entrega do Título e de sua respectiva medalha, Antônio Braz ocupou a tribuna para fazer as suas considerações. Ele também fez um relato sobre a sua história de migração e de busca por oportunidades – e afirmou que a concessão do Título traz a ele novas responsabilidades. “[Eu] me sinto por esta Casa me conceder o Título que ora recebo, por estar cumprindo o meu papel de cidadão como advogado, empregador, empregado e a serviço do município e do Estado”, disse. “Cresce agora ainda mais minha responsabilidade, que me faz prosseguir pautado no trabalho ético e no suor recompensador de quem já havia adotado esta cidade do Recife como sua. Todas as oportunidades que me foram apresentadas abracei com unhas e dentes. E hoje tento retribuir e dar oportunidade, principalmente, aos jovens oriundos do interior que migraram para o Recife em busca de seus objetivos como eu”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 07.03.2024