Câmara presta homenagem aos Arautos do Evangelho

A associação católica Arautos do Evangelho recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife na noite desta terça-feira (12), por seus mais de 20 anos de atuação na capital pernambucana. A cerimônia, requerida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), procurou destacar o papel da instituição na valorização da arte e cultura e o seu trabalho de evangelização. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu o evento realizado no plenário da Casa de José Mariano.

A Associação Arautos do Evangelho foi constituída em 2001 e está presente em 78 países. Seus membros, muitos deles jovens, costumam viver em comunidades onde, apesar de não abraçarem o sacerdócio, praticam costumes próprios da vida clerical, como o celibato.

Em seu discurso na tribuna do plenário, Felipe Alecrim destacou o estímulo da associação à cultura e a sua devoção a Maria. “Homenagear os Arautos do Evangelho é homenagear todas as vidas que foram transformadas por esse apostolado que sempre busca edificar soldados para o reino de Deus. Não só para fortalecer e defender a santa mãe Igreja Católica, mas para fazer a diferença em um mundo tão carente de fé, de amor, de esperança”, disse. “Homenagear os Arautos é reconhecer as muitas maneiras de Deus agir na nossa vida, com um grande impulso filial a Nossa Senhora, nossa mãezinha. Homenagear os Arautos é enaltecer o amor e a confiança ao Santíssimo Sacramento”..

Após o discurso do vereador Felipe Alecrim, foi apresentado um vídeo institucional no telão do plenário da Câmara do Recife. O vídeo mostrou que a instituição religiosa teve início com o grupo Tradição, Família e Propriedade, a TFP, “para proteger a igreja”. Conforme o vídeo, o papa João Paulo II, em 22 fevereiro de 2001, criou a obra para “levar o Evangelho para o mundo inteiro”. O carisma da ordem é “buscar a perfeição”. 

Na sequência, o parlamentar que homenageou a instituição religiosa fez a entrega de um certificado ao padre Lucas Gramiscelli, superior substituto dos Arautos do Evangelho, que fez o discurso de agradecimentos, em seguida. “É uma honra ser homenageado nesta Casa ilustre. Quero deixar registrado uma coincidência, ou uma providência para nós,  católicos. A homenagem é pelos 23 anos de aprovação pontifícia dos Arautos e por todos os trabalhos evangelizadores, sociais e, caritativos, que os Arautos do Evangelho realizam e realizaram aqui no Recife”.

O padre Lucas Gramiscelli  afirmou que como hoje é 12 de março, “foi providencialmente neste dia, aniversário da cidade” que a Câmara do Recife concedeu a homenagem à organização. “Significa que esta cidade também reconhece as obras realizadas pelos Arautos do Evangelho”, concluiu. O religioso falou da missão dada por São João Paulo II , na ocasião da cerimônia da aprovação dos Arautos e disse que o que a igreja desejar, “nos estamos aqui para aquilo que Deus nos manda”.

No final, o coro dos Arautos do Evangelho fez uma apresentação musical. Enquanto eles cantavam, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi introduzida no plenário, sustentada por dois membros da organização. Diante da tribuna, o vereador Felipe Alecrim corou a imagem e os religiosos gritaram dizendo que “o Sagrado Coração triunfará”. Para encerrar a solenidade, o vereador Alcides Cardoso, fez as suas colocações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 12.03.2024