Câmara promove solenidade para marcar Mês de Luta das Mulheres
Além de dedicar a solenidade a Marielle Franco, Pedrosa demonstrou preocupação com os bombardeios que atingem mulheres na Faixa de Gaza. Em seu discurso, ela fez um pedido por cessar-fogo na região e refletiu sobre as violações cometidas contra mulheres. “O que nos salva são suas vidas, colaborações, elaborações, lutas, afetos, modos de desafiarem o sistema que nos é imposto. Morte violenta é um ritual de poder do patriarcado, que, só no ano passado, nos tirou 92 pernambucanas vítimas de feminicídio, segundo os dados da Rede Observatório de Segurança. Um número brutal. Nossa aposta é a vida. Precisamos estar vivas para que outras de nós possam fazer suas travessias, dando forma às diversas possibilidades de existirmos neste mundo”.
No plenário da Câmara, a vereadora distribuiu 43 certificados a mulheres que atuam em diversas áreas na capital pernambucana. A reunião solene também contou com uma apresentação da cantora Larissa Lisboa e com a exibição de um vídeo com mensagens de apoio à resolução do assassinato de Marielle Franco.
A empreendedora social Angélica Nobre, responsável pelo restaurante Bistrô do Alto, representou as homenageadas na tribuna do plenário. Localizado nas escadarias do Alto Santa Isabel, na Zona Norte do Recife, o espaço é considerado um exemplo de sucesso de empreendimento periférico. “Eu me sinto muito honrada por representar tantas mulheres que lutam no seu dia a dia por uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse Nobre ao agradecer à vereadora Cida Pedrosa. “Com o pouco que eu faço, consigo transformar a vida de algumas mulheres que passaram pela minha vida. Que honra estar aqui, representando [essas mulheres] através do seu convite”.
A secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, também ocupou a tribuna para fazer suas considerações. No pronunciamento, ela salientou a importância histórica de demarcar os nomes das mulheres em espaços como a Câmara do Recife. “As mulheres foram apagadas das histórias das nações. Quantas de vocês, quando estudaram, ouviram falar de Dandara?”, questionou. “As mulheres foram invisibilizadas pela história e, assim, tratadas como coadjuvantes da história da humanidade. Uma reunião solene em homenagem a essas mulheres que atuam em diversas áreas – a diversidade aqui é enorme – é importante também porque vai cravar a história dessas mulheres na história da nossa cidade.
A empreendedora Maria do Céu e a ex-vereadora Geralda Farias também discursaram durante a solenidade. Ao encerrar o evento, a vereadora Elaine Cristina – outra homenageada por Cida Pedrosa na ocasião – fez agradecimentos à colega. “Ser homenageada por Cida foi uma honra emocionante. Eu não esperava, fiquei surpresa. Eu sou a única parlamentar negra aqui, mãe, periférica, não tenho histórias de família na política. Poder estar aqui hoje e saber que posso contar com Cida é muito importante para mim”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 14.03.2024