Câmara recebe embaixadora da Eslovênia

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu nesta quarta-feira (20) uma visita da embaixadora da República da Eslovênia no Brasil, Mateja Kračun. A recepção, na Sala da Presidência da Casa de José Mariano, tratou das possibilidades de intercâmbio cultural e econômico entre a capital pernambucana e o país da Europa Central. O 3º secretário do Poder Legislativo, vereador Zé Neto (PROS), também participou do encontro.

Chefe da missão diplomática eslovena desde agosto do ano passado, Kračun se encontra em visita a Pernambuco para participar da celebração dos oito anos do Consulado Honorário esloveno no Estado. Na visita à Câmara, a embaixadora foi acompanhada pelo cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, Rainier Michel, e pelo ministro-conselheiro junto à Embaixada da Eslovênia, Jean-Pierre Vonarb.

Ao final da visita, o presidente Romerinho Jatobá salientou que o diálogo com o país pode gerar frutos nas áreas de tecnologia e educação. “É importante a gente ter essa troca de experiências. A Eslovênia tem um foco grande na tecnologia e o Recife é um centro importante para o nosso país nesse ramo”, disse. “A gente vê a Prefeitura investindo muito nos alunos da rede pública pra que possam fazer parte. Está aí o embarque digital, exemplo disso. A gente pode dar sugestões, dar ideias e, quem sabe, sair com uma situação concreta”.

As perspectivas de cooperação educacional também foram destacadas por Zé Neto. “A gente colocou como meta buscar fazer uma parceria, tentar buscar de fato, e efetivar essa parceria. O governo está fazendo o maior programa de formação educacional na área tecnológica, e como tem essa vocação também da Eslovênia, a gente pode fazer esse intercâmbio”.

Mateja Kračun ressaltou a abertura do seu país para parcerias e acrescentou o tema ambiental como uma das possibilidades de aproximação entre o Brasil e a Eslovênia. “Como um país membro da União Europeia, temos muitas oportunidades de cooperação com outros países, especialmente com o Brasil, que é um país continental. Temos muitas oportunidades de cooperação em temas que são prioridades para os dois países, especialmente na área de desenvolvimento, igualdade e ecologia. Todos queremos que os nossos países sejam mais verdes, limpos e saudáveis para os seus habitantes”.

O cônsul honorário Rainier Michael lembrou que, na rede pública de ensino do Recife, a aproximação entre o município e a Eslovênia já começou por meio do uso do livro “Vlado”, de Kuri e Pablo Borges. “É uma alegria ter a embaixadora aqui em Pernambuco e termos sido recepcionados aqui na Casa do José Mariano pelo amigo presidente [Romerinho Jatobá] e pelo vereador Zé Neto para dar continuidade a essa parceria. Nós já temos livros que estão sendo usados pela rede pública municipal, que é um livro em português e esloveno com gravuras de Pablo Borges”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 20.03.2024