Cida Pedrosa aprova voto de aplauso ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 1969/2024, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações para o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do(a) Idoso(a) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Nasci-HUOC). O núcleo promove a realização do ciclo anual de debates sobre os direitos da pessoa idosa com o tema "a minha cidade, o meu lazer: um recorte sobre a participação social no processo de envelhecimento".

O requerimento foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (25). “Todos envelheceremos um dia, se a morte não nos pegar no meio do caminho. Temos uma sociedade capacitista, que vê as pessoas idosas como aquelas que estão fora do processo da vida em sociedade. E isso tem relação direta de como o capitalismo se construiu, em que só é importante quem produz. Esse princípio exclui os que estão de fora no sistema de produção”, disse.

Cida Pedrosa fez uma comparação entre esse encaminhamento que o capitalismo dá às pessoas idosas e o tratamento que elas recebem em outras culturas como a indígena e a africana. “Nessas culturas, as pessoas idosas são as guardiãs de grandes saberes, enquanto no capitalismo essas pessoas são alijadas do projeto societário. Entendo que este projeto do HUOC é construído com muito amor para as pessoas idosas, baseado na inclusão e no empoderamento. Precisamos empoderar os idosos para que eles não se sintam pessoas que ficaram para trás”.

Ao mesmo tempo que o capitalismo exclui o idoso, sublinhou a parlamentar, “grandes quantidades de lares são mantidos pelos idosos e pelas idosas com suas aposentadorias. Os lares são mantidos sem que sejam o líder ou a líder”.

A vereadora justificou que o seu voto de aplauso foi elaborado em função do destaque que HUOC está dando ao idoso e à idosa no espaço público. “Este projeto do HUOC prevê como esse idoso ou essa idosa vivencie o espaço público que lhe é antes de tudo um direito. Através desse projeto fica comprovado que um hospital pode ser mais do que um espaço de curas físicas, mas de curas psicológicas, e de construção do bem viver”.

 Banda Devotos- A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) dirigiu-se novamente à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira  para debater o projeto de lei nº 279/2023, de sua autoria, que declara a “Banda Devotos” Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A matéria foi aprovada por unanimidade.

“A Banda Devotos é uma referência do punk rock nacional e internacional e realiza inúmeros shows no Brasil e exterior. Declarar a banda Patrimônio Cultural Imaterial do Recife é uma forma de reconhecer o seu impacto cultural e social, além de preservar e valorizar uma parte significativa da identidade musical da nossa cidade. A banda não apenas contribui para a cena musical, mas também traz à tona questões importante que afetam vida nas comunidades periféricas”.

Segundo a parlamentar, a Devotos já é uma realidade extremamente legitimada pelo povo do Alto do Zé do Pinho, Zona Norte da cidade, e por todas as periferias da capital pernambucana. Ela convidou os presentes para apreciar uma apresentação da banda. “Quem nunca viu, ouviu ou presenciou a apresentação da banda Devotos eu convido aqui porque é uma experiência única, sensitiva e de mergulho na nossa realidade das periferias do Recife. É uma experiência humana de se contrapor aos racismos individuais e institucionais”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre importância da Banda Devotos.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre voto de aplausos ao Nasci.

Em 25.03.2024.