Cida Pedrosa discute requerimentos sobre vigilantes femininas e Rua do Lazer

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) analisou o requerimento nº 1664/2024, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife para que, nas contratações de serviços de segurança e vigilância terceirizados pela administração municipal direta, seja estabelecida a reserva de 30% das vagas para a contratação de mulheres. Diversas profissionais estiveram presentes nas galerias da Casa. A parlamentar também debateu o requerimento 1711/2024 que trata das obras que irão ocorrer na Rua do Lazer, bairro da Boa Vista. Os assuntos foram abordados nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

“Em todas as profissões, nós, mulheres, sofremos a discriminação por conta do nosso gênero. Imaginem numa profissão que o patriarcado e o machismo têm como uma profissão de homens: a de vigilantes. Só que essa profissão não é uma profissão para homens. É para mulheres e homens. Há mulheres que fazem o curso, se preparam, são potentes, extremamente dedicadas, mas, na hora de serem contratadas, são preteridas porque dão o cargo para homens por entender que eles farão melhor o serviço. Recebi várias denúncias de vigilantes que são devolvidas porque as empresas pedem vigilantes do sexo masculino”.

A vereadora ressaltou que está pedindo para que o prefeito João Campos analise a situação das mulheres vigilantes. “A gente pede encarecidamente ao prefeito João Campos que é um homem com um conhecimento e entendimento enorme da nossa causa. Queremos que a Prefeitura do Recife tome uma decisão política de incluir as mulheres vigilantes que estão sendo desrespeitadas nos seus postos de trabalho”.

No aparte, Rinaldo Junior (PSB) disse que o requerimento é justo e que haveria a necessidade de mudar a legislação. “A sua iniciativa é justíssima e chegou a hora de tratarmos desse assunto mais sério. O Recife tem a Lei 14.985/1987 que rege os contratos públicos e a gente precisa fazer uma alteração. A partir dessa mudança, os contratos, licitações e editais já virão justificados, na tomada de preço e contratação de serviços, a obrigação de ter 30% de cargos garantidos para vigilantes femininas”. Em resposta, Cida Pedrosa agradeceu as palavras de Rinaldo Junior e fez uma proposta ao parlamentar. “Gostaria de assinar com você essa mudança na legislação de contratação”.

Um segundo requerimento abordado por Cida Pedrosa foi o 1711/2024, também de sua autoria, dirigindo indicação ao presidente da Conviva para revitalização dos boxes comerciais localizados no trecho da rua Bernardo Guimarães, entre a rua Afonso Pena e General José Semeão, bairro da Boa Vista, conhecido como Rua do Lazer, bem como a realocação da atividade comercial ou a estipulação de um auxílio para os permissionários durante o período de reforma.

“A prefeitura do Recife tem um projeto pronto para executar, só que nós temos várias questões e eu tenho certeza de que a Prefeitura vai resolver porque eu estive com Gabriel Leitão, presidente do Conviva, e eles estão absolutamente interessados em resolver a angústia daqueles comerciantes, inclusive os que não são permissionários e que serão agora legalizados. Aquela obra é importante para todos nós e eu queria, inclusive, parabenizar o prefeito João Campos”.

No aparte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) felicitou Cida Pedrosa pela proposição e citou audiência pública que será realizada próximo dia 14, às 9h, no plenarinho, para debater o assunto. “Também fomos procurados pelos comerciantes e é importante intermediarmos o poder público, que é nosso papel como vereadores, e que na audiência a gente discuta aonde os comerciantes irão, o que vai acontecer na obra e se vão receber algum tipo de recursos. Parabenizo você, Cida Pedrosa, por encaminhar essa discussão e tem o meu apoio”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 12.03.2024