Cisam é celebrado em reunião solene
Pioneiro na assistência a mulher e adolescente vítima de violência sexual e doméstica e aborto Llegal, o Cisam é também referência em neonatologia, possuindo uma casa de apoio a gestantes e recém-nascidos. Seus 108 leitos estão registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES e disponibilizados para o SUS e seu serviço de emergência obstétrica atende por demanda referenciada e espontânea, oferecendo serviços de excelência à sociedade. Com 78 anos de existência, o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros teve sua origem na unidade hospitalar Maternidade Professor Monteiro de Morais, inaugurada em 23 de janeiro de 1946, tornando-se conhecida como a “Maternidade da Encruzilhada”.
Liana Cirne fez questão de dizer, na tribuna da Câmara, que o Cisam é um dos mais importantes centros médicos de apoio à saúde e dignidade de mulheres e crianças que precisam de atendimento adequado e humanizado no Brasil. Por duas vezes, em 1993 e 1997, recebeu o certificado de melhor serviço público estadual na assistência à saúde da mulher. Em 1995, recebeu do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o título de “Hospital Amigo da Criança”. Em 1996, tornou-se referência na assistência à mulher e adolescente em situação de violência sexual e doméstica, incluindo o aborto legal, ofertando atendimento no serviço denominado Pró-Marias.
“Quero dizer que o Cisam faz 44.000 atendimentos mensais, salvando vidas e dando dignidade às mulheres. Estar aqui hoje, no mês de março, prestando uma solenidade ao Cisam, é dizer que sem os serviços ofertados, não existe dignidade para a mulher. Não há como a gente passar o mês de março sem dizer isso. A gente precisava expressar o quanto o Cisam é importante para a vida e para a dignidade das mulheres do Estado de Pernambuco. E, por isso, nós temos uma imensa gratidão, um imenso reconhecimento. Mas essa gratidão e reconhecimento não podem ficar restritos a uma conversa. Eu quis dizer isso aqui, na Casa do Povo do Recife: a Casa de José Mariano. Meus parabéns a todos e todas que fazem o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros. Vida longa ao Cisam”, ressaltou Liana Cirne.
A diretora do Cisam, professora Maria Benita Spinelli, salientou que o Centro acredita no ser humano, luta pelos direitos sexuais e reprodutivos, defende a criança e a gestante na humanização do parto. “O Cisam é grandioso e a minha conversa com Liana Cirne foi sempre no sentido de que não cabemos mais dentro daquele prédio. O Cisam é muito mais que o espaço atual e precisa ser visto pela sociedade e acolhido por nós. Somos um Hospital Universitário que integra o Complexo Hospitalar da UPE, junto com o Procape e o Oswaldo Cruz, com 108 leitos ativos funcionando em prol da sociedade. Com uma perspectiva já perto de nós, temos também a construção e a inauguração do nosso Centro de Parto Normal, com cinco leitos, e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, com 20 leitos. Isso é só o começo de um crescimento que está posto”, afirmou.
Maria Benita Spinelli pontuou que a homenagem realizada pela Câmara do Recife no mês de março, que é o mês em que é celebrado o Dia da Mulher, é simbólica na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. “Após a retirada da nota do Ministério da Saúde, não podemos nos calar. Temos que nos revoltar, ir às ruas, nos mobilizar, porque o aborto tem que ser um direito das mulheres e ninguém pode engravidar à força. Ninguém pode deixar de ser criança para ser mãe aos 9, 10 anos de idade”.
A diretora pontuou, ainda, que, há 27 anos, o Cisam se transformou em um hospital de referência em Pernambuco no atendimento às mulheres em situação de violência sexual e doméstica, junto ao Hospital Agamenon Magalhães. “Fizemos isso porque havia uma demanda das mulheres, força política e o compromisso das pessoas de fazer o melhor pela vida das mulheres. E foi o que fizemos com um serviço que funciona há 27 anos, passa por deficiências, mas não nega o atendimento às mulheres com ou sem superlotação. Também atendemos crianças com autismo por uma demanda da sociedade, que bate na nossa porta querendo atendimento. Atendemos a população trans, porque a população bateu na nossa porta pedindo atendimento. A gente não foge à luta, a gente não se nega a atender ninguém, mas precisamos de recursos”.
A vereadora Aline Mariano parabenizou Liana Cirne pela inciativa da solenidade e enalteceu os serviços prestados pelo Cisam. “É uma honra de ter Liana Cirne como colega de parlamento. O Cisam que tem quase oito décadas de relevantes serviços prestados, não somente em Pernambuco, mas em todo o Nordeste, é uma referência na humanização da assistência ao parto e ao nascimento além de pioneiro em programas como o Hospital Amigo da Criança, assistência à mulher vítima de violência entre tantas outras ações. Parabéns!”.
Mesa de honra - Fizeram parte da mesa de honra da reunião solene, além das vereadoras e da diretora do Cisam, o professor José Roberto de Souza Cavalcanti, vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE); o diretor médico do Cisam, Olímpio Barbosa de Moraes Filho; a secretária-executiva da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia; a Secretária das Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), Paula Menezes e Flávia Verçosa, representando a senadora Tereza Leitão (PT).
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 04.03.2024