Coronel Fred Saraiva recebe a Medalha de Mérito José Mariano

A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), concedeu a Medalha de Mérito José Mariano ao coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Fred Saraiva. Durante reunião solene, na manhã desta sexta-feira (22), sucederam-se discursos que exaltaram o seu trabalho e dedicação à corporação, nos últimos 31 anos. A solenidade foi conduzida pelo primeiro-secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PSB) e contou com a presença de integrantes e oficiais da PM, além de familiares e amigos do homenageado.

“Um exemplo de liderança e excelência profissional”, disse o vereador Romerinho Jatobá ao iniciar o seu discurso na solenidade. “A trajetória do coronel Saraiva é composta por uma grande determinação em fazer o melhor pelo nosso Estado e pela nossa cidade”, afirmou. Um traço que foi demonstrado logo cedo, “desde os primeiros dias no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco”.   

Em 31 anos de trabalho, o coronel Fred Saraiva ocupou diversos cargos de destaque dentro da Polícia Militar. Já foi chefe da Seção de Planejamento Operacional da Diretoria Especializada, chefe da Seção de Planejamento Operacional do 16º BPM; comandante do 4º BPM; comandante da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), entre outros muitos cargos. Atualmente é diretor adjunto da Diretoria de Planejamento Operacional.

Romerinho Jatobá salientou que as tantas responsabilidades assumidas na carreira são o resultado da competência e dedicação ao trabalho. “Estamos não apenas reconhecendo suas realizações notáveis, mas também expressando nossa gratidão por sua dedicação em prol do Estado de Pernambuco e da cidade do Recife. Com isso, homenageamos também todos os homens e mulheres que dedicam suas vidas ao serviço público com coragem e dignidade”.

O filho do homenageado, Guilherme Saraiva, compôs a Mesa de Honra da solenidade ao lado do Coronel Geovani Nascimento, que representou a corporação. Ele ocupou a tribuna da Casa e falou em nome das muitas pessoas que caminham ao lado do coronel Fred Saraiva. Destacou a importância da família,  a quem chamou de porto seguro.

Nestes anos de trabalho, muitas vezes lado a lado, o coronel Geovani Nascimento salientou que é “unânime afirmar que o coronel Saraiva é um grande ser humano e um profissional excelente”. Fez questão de relatar muitos desafios vencidos na carreira, onde o amigo escolheu, desde cedo, a operacionalidade. “Ele é um exímio planejador de assuntos estratégicos”, afirmou. “Em nome dos homens e das mulheres da PM, afirmamos que o seu legado continuará vivo para as gerações vindouras”.

Em seguida a essas considerações e já com a Medalha de Mérito José Mariano no peito, o coronel Fred Saraiva discursou na tribuna da Câmara do Recife. Ele falou de diversos trabalhos, do longo percurso profissional, da importância da família. Disse que só estava na Polícia Militar por causa da sua mãe, Socorro Saraiva. Foi ela que lhe indicou o concurso para ingressar na carreira, quando era estudante de Direito na Unicap. Acolheu o pedido materno, enfrentou uma grande fila no último dia de inscrição e, sem saber, naquele momento dava o primeiro passo para uma firme carreira profissional. “Quis Deus que eu lograsse êxito e ingressasse nas colunas da corporação”, afirmou.

 “Enquanto tenente eu tive sonhos: servir na Rádio Patrulha e no Batalhão de Choque”, sonhos que foram concretizados e que deram oportunidades para importantes vivências. O coronel relatou muitos momentos da sua trajetória. Histórias que contam da sua habilidade de planejar e coordenar grandes operações em todo o Estado, seja em festejos como o carnaval e o São João ou na recente pandemia de covid-19. “Eu me sinto realizado. Realizei meus sonhos e termino no ápice da operacionalidade da Polícia Militar”.

Ele agradeceu a Câmara do Recife pela entrega da Medalha de Mérito, dizendo que a honraria ocupará um espaço importante ao lado de outras já recebidas. Agradeceu a sua esposa Carla Saraiva e aos seus filhos, pelo apoio que lhe serviu de alicerce. Agradeceu aos homens e mulheres que integram a Polícia Militar. “Sempre admirei muito a minha tropa”. Nas galerias do plenário,  a Banda da Polícia Militar de Pernambuco executou os hinos Nacional Brasileiro e da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 22.03.2024