Cuscuz dos Patins recebe Medalha de Mérito José Mariano

A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene para entrega da Medalha de Mérito José Mariano – a mais alta comenda do Legislativo Municipal - ao empresário e artista Carlos Belo Afonso de Melo, conhecido como Cuscuz dos Patins. O vereador Felipe Francismar (PSB), autor da iniciativa, disse que o homenageado “é um verdadeiro ícone da nossa cidade” e que também personificava “o espírito vibrante e empreendedor do povo pernambucano”. Destacou, ainda, que desde os “seus dias como proeminente figura da cena jovem nos anos 1980, até sua consagração como ‘a lenda viva dos patins’, Cuscuz tem sido uma força dinâmica em nossa cidade”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), que compôs a mesa com o autor do requerimento; o homenageado; e a apresentadora, palestrante e gestora de Recursos Humanos (RH), Claudina Costa. No discurso, Felipe Francismar afirmou que sentia “imenso orgulho e gratidão” ao homenagear o empresário e artista. Cuscuz dos Patins, de acordo com o parlamentar, “leva cultura, esportes, lazer e inclusão social para adultos e crianças recifenses há mais de 40 anos. Sua dedicação e sua paixão por Recife e pela patinação são um exemplo para todos nós. Que esta medalha de Mérito José Mariano seja um símbolo de nossa profunda estima e apreço por tudo o que você representa”.

O vereador destacou a dedicação e paixão de Cuscuz dos Patins pelo esporte, recordou a época em que ele promovia festas e eventos para a juventude e sua aclamação como precursor da patinação em Pernambuco. “Sua jornada nos patins é verdadeiramente inspiradora. O interesse despertado aos 23 anos, seguido por maratonas de resistência que desafiaram seus próprios limites, culminaram em uma apresentação brilhante no Campeonato Mundial de Hóquei sobre Patins, onde sua habilidade e destreza cativaram o público e o estabeleceram como uma lenda viva". O parlamentar lembrou, ainda, da época em que o homenageado comandava as tardes de domingo no Clube Português do Recife, com a “Pista de Patinação: Cuscuz Português Roller Dance”.

Felipe Francismar acrescentou que o legado de Cuscuz vai além das pistas de patinação. “Ele é um líder comunitário, um visionário que enxerga o potencial dos esportes, do lazer e da inclusão social como ferramentas para transformar vidas. Seus projetos inovadores têm deixado uma marca inegável em nossa cidade, levando cultura e diversão para adultos e crianças por mais de quatro décadas”. Após o discurso, o vereador fez a entrega da Medalha de Mérito José Mariano, com o respectivo diploma, a Carlos Belo Afonso de Melo. Em ato contínuo, a apresentadora Claudina Costa foi convidada a ocupar a tribuna e a falar sobre a homenagem que estava sendo feita pelo parlamentar. Ela explicou como surgiu o apelido de Cuscuz, para o homenageado. Quando ele era criança,  disse Claudina, Carlos Belo brincava apitando nas ruas, para trolar os vizinhos da comunidade. Apitando, imitava os vendedores populares de cuscuz, que tocam apito para avisar que a iguaria está sendo vendida.

“Parabéns, meu amigo. Esta homenagem é mais do que justa. Receber homenagem em vida, não tem preço”, disse ela, apresentando em seguida um casal que se conheceu, na juventude, frequentando as pistas de patins realizadas por Carlos Belo. “Eles hoje são casados, graças a Cuscuz”, disse. Em seguida, foi a vez de o homenageado fazer o seu discurso. “Sou muito grato por esta homenagem. Quando a gente faz as coisas com carinho e amor, uma hora o reconhecimento chega. E o meu reconhecimento chegou agora”, disse. Ele ressaltou que é importante receber homenagem em vida e transmitiu a gratidão “a todos os vereadores desta Casa e em especial ao vereador Felipe Francismar. A todos vocês os meus sinceros agradecimento por tão importante honraria”.

Carlos Belo disse que o seu trabalho nos esportes é realizado “em prol da cidadania e da cultura”. Acrescentou que a patinação é a razão de sua vida, e que ainda hoje patrocina eventos em diversas comunidades. Ao final, o vereador Zé Neto convidou para compor a mesa de honra a chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça, representando o prefeito João Campos. "Conheço Cuscuz desde pequeno e a vida fez com que a gente tenha se encontrado na vida profissional. Quero lhe parabenizar pelo seu trabalho e amor pela cidade", disse. Encerrando, ele fez as considerações a respeito da solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes para acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 20.03.2024.