Deputado Carlos Veras recebe Título de Cidadão do Recife

A Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão do Recife ao deputado federal José Carlos Veras dos Santos, 42 anos, em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (14), através de iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). A solenidade, que lotou o plenário e as galerias da Casa de José Mariano, contou com a presença de vereadores do Recife, diversos parlamentares, prefeitos, além de lideranças e militantes do Partido dos Trabalhadores, a que Carlos Veras, como é mais conhecido nos meios políticos, está filiado.

“Carlos Veras transita em todas áreas na difícil capacidade de dialogar com os diferentes e com uma enorme capacidade de unir. É uma das maiores lideranças sindicais do país, foi o primeiro sindicalista rural a presidir a CUT. E teve uma inserção nos sindicatos urbanos metropolitanos sobretudo da capital, num momento difícil pra história do PT, tendo que assumir o papel de liderar os movimentos sociais e sindicais em defesa da ex-presidente Dilma e contra o golpe que Dilma e o PT sofreram”, resumiu Liana Cirne.

A solenidade foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), presidente em exercício da Câmara Municipal do Recife. Ele compôs a mesa com a vereadora autora da proposição, além do homenageado; da senadora Tereza Leitão; senador Humberto Costa;  deputado federal Pedro Campos; deputado estadual e presidente do PT estadual, Doriel Barros;  secretário de Governo e Participação Social da Prefeitura do Recife, Aldemar Santos, representando o prefeito João Campos; e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira.

Carlos Veras, nascido em Tabira (PE), está no exercício do cargo de deputado federal pela segunda legislatura consecutiva. Trabalhou como agricultor e, aos 18 anos, assumiu a presidência da Associação Rural de Poço de Dantas, em Tabira. Entre 2009 e 2012 ocupou a vice-presidência da CUT em Pernambuco e entre 2012 e 2015 ocupou a presidência da entidade.

Em 2018, candidatou-se para a Câmara Federal, sendo o primeiro agricultor familiar eleito deputado federal da história de Pernambuco. Ele tem atuação destacada enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal e é membro da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. No ano passado, ele recebeu a premiação Congresso em Foco 2023, uma das mais importantes do país.

A vereadora Liana Cirne lembrou que Carlos Veras é coordenador da bancada federal pernambucana e vice-líder do PT na Câmara Federal e que lá tem se destacado com propostas importantes em favor da população brasileira. “Fico muito feliz de ter um companheiro de partido como Carlos Veras. Quem conhece Veras, sabe de sua profunda habilidade de construir pontes. Pontes em favor da população, como nossa gente”, disse.

Nesse sentido, ela acrescentou que Carlos Veras tem “presença intensa na capital”, e que já foi abraçado pelo povo do Recife. “Ele também abraçou tudo que o Recife representa. Abraçou nossa cultura, nossa história e a luta por uma cidade melhor para cada cidadão. Veras abraça o Recife e o Recife abraça Veras”.

A entrega do Título de Cidadão do Recife foi antecedida pela exibição de um vídeo, no telão do plenário da Câmara Municipal do Recife. O vídeo reuniu dezenas de depoimentos de várias pessoas sobre a importância política de Carlos Veras. Na sequência, o deputado federal Pedro Campos foi convidado a falar na tribuna. Ele disse era “uma alegria, como recifense”, participar da entrega de Título de Cidadão ao parlamentar.

A senadora Tereza Leitão foi a segunda a falar. “A entrega desse Título é a formalização de um elo que já existe”, disse. O senador Humberto Costa discursou em seguida. “Esse Título é mais do que um reconhecimento ao seu trabalho e a sua trajetória. É um compromisso que se forma com o Recife e o povo recifense”.

No seu discurso, o mais novo Cidadão do Recife, Carlos Veras, fez agradecimentos às vereadoras e aos vereadores do Recife, em especial a Liana Cirne, pela concessão do Título e disse que estava emocionado. Depois, falou da importância dos vereadores para a formatação das políticas públicas e destacou as lutas dos trabalhadores na conquista dos direitos.

Carlos Veras lembrou da época em que veio morar no Recife para estudar, dos sonhos de um sertanejo na cidade grande, mas também falou do seu envolvimento com a política sindical. Ele citou os nomes de cada “companheira e de cada companheiro” que estiveram com ele nos protestos e manifestações nas lutas contra as reformas administrativas, da previdência, nos protestos contra as manobras que tirariam Dilma da presidência da República. Também lembrou da prisão de Lula, das vigílias na frente da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba; da ascensão de Lula à presidência da República.

Falou, ainda, de sua cidade natal, Tabira; e da cidade que o acolheu, o Recife. “Tabira sempre vai morar em meu coração. Mas o Recife é assim, uma cidade de braços abertos para receber todo mundo, é uma cidade feita de pontes, que liga os filhos matutos aos urbanos; que liga o antigo ao moderno; o rio ao mar”. Ele disse que se reconhece em cada recifense e que, nesta cidade, sente em casa no Recife.

Durante a solenidade foram feitas apresentações culturais com os integrantes do Bloco Carnavalesco Batutas de São José. No final, o presidente da solenidade, vereador Hélio Guabiraba, fez as suas considerações sobre a solenidade e convidou a cantora Isaar, que já havia interpretado o Hino Nacional, na abertura da solenidade, para também interpretar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 14.03.2024.