Dia Municipal do Advogado Previdenciário é comemorado na Câmara do Recife

Para destacar a atuação junto aos cidadãos e cidadãs acerca dos direitos previdenciários, a Câmara do Recife celebrou, em solenidade na tarde desta segunda-feira (18), o Dia Municipal do Advogado Previdenciário. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), que é autor da lei que instituiu a data no calendário de eventos da capital pernambucana. Ele ressaltou que a comemoração ocorre oficialmente em 10 de março, numa alusão ao Dia do Advogado Previdenciarista, reconhecido também em Pernambuco.

A Mesa de Honra da solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), e composta, também, pelo advogado previdenciarista e presidente da Comissão da Seguridade Social da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), Ney Araújo; pelo presidente da ABCCRIM, Cristiano Carrilho; pela presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de Pernambuco, Fernanda Resende; e pela presidente do Bloco da Saudade, Isabel Cristina. A solenidade contou com  entrega do certificado aos homenageados,  realizada pelo vereador Almir Fernando e pelo advogado Ney Araújo. 

Após fazer uma apresentação cultural, o Bloco da Saudade também recebeu um certificado de homenagem pelo aniversário de 50 anos. Em seguida, a orquestra Só Mulheres também se apresentou no plenário da Casa de José Mariano.

Autor da homenagem, o vereador Almir Fernando destacou que o Dia do Advogado Previdenciário é instituído pela Lei Municipal  número 18.838/2022, de sua autoria. Ele mencionou a importância da profissão por "executar a missão de concretizar, no seio social, a figura do princípio da dignidade da pessoa humana", e que insere o conceito de cidadania da sociedade. "Na maioria esmagadora das situações, está ao lado do desamparado. Ele é quem – e talvez o único – que abre as portas de seu escritório ao excluído social, e através de sua mão, com uma luta árdua, mas gratificante, consegue levar ao desamparado, ao humilde, os benefícios que a lei previdenciária lhe garante, inclusive, encurtando sua distância com a previdência social, ao ponto de ninguém se dizer órfão do direito previdenciário. É um profissional que se diferencia dos demais, tendo em vista que se vê diante de situações dramáticas, com histórias chocantes de pessoas que não têm amparo algum", pontuou. 

Para Almir Fernando, o trabalho do advogado previdenciário ganha um maior destaque por atuar no setor que exige grande atenção do cidadão: a previdência social. "Esse profissional é ideal para ajudar uma pessoa a entender como está a sua situação na previdência, além de oferecer a assistência necessária do início ao fim de sua aposentadoria, pensão e salário-família. O direito previdenciário é uma área voltada para o estudo e a regulamentação da seguridade social. O objetivo dessa atividade é disciplinar a Previdência Social, regulamentando a relação jurídica de beneficiário e de custeio previdenciário, além da relação jurídica da previdência complementar. Sem sombra de dúvidas, o advogado previdenciarista é o soldado da linha de frente dos direitos sociais, que implicam na expressão de valores de isonomia, solidariedade e liberdade", afirmou. 

Por sua vez, o advogado previdenciarista e presidente da Comissão da Seguridade Social da ABCCRIM, Ney Araújo lembrou ter conversado com o vereador Almir Fernando para que fosse instituída a celebração do Dia do Advogado Previdenciário no Recife. Segundo ele, a profissão defende desde pessoas em situação de rua, passando pelas mais variadas profissões, a exemplo de médicos e advogados. "Eu fico muito feliz de integrar essa classe, porque os bravos guerreiros e as nossas heroínas têm feito um trabalho de excelência, de qualidade. Todos procurando valorizar a sua profissão e entregar o melhor para as pessoas. Estamos aí para atender a todas as classes, porque há benefícios para todas elas, na incapacidade, no envelhecimento, na maternidade, no nascimento, em acidente, na doença. Estamos para prestar benefício a todos", salientou. 

 

Homenageados (as): 

1. Dra. Jeanne Valdevino dos Anjos.

2. Dr. Gabriel Guaraná dos Santos.

3. Dra. Paulicléia Alexandre Tenório.

4. Dr. Thiago Ramos Sá Gondim.

5. Dra. Tarcila Fernanda Pacheco Martins de Andrade.

6. Dr. Luiz Carlos de Souza Tomé.

 

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 18.03.2024