Elaine Cristina destaca Dia Roxo

O dia 26 de março é marcado como Dia Roxo, ou Dia Internacional de Conscientização sobre a Pessoa com Epilepsia, e a vereadora Elaine Cristina (PSOL) destacou o assunto na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (26). Anualmente, as pessoas em países de todo o mundo estão convidadas a se vestir de roxo nos eventos em prol da consciência da epilepsia, e a parlamentar fez questão de comparecer à plenária com uma blusa na cor roxa em alusão à data.

“Existem vários tipos de epilepsia. E a epilepsia silenciosa é a pior porque a pessoa se acidenta e não sabe que está tendo uma crise. A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro marcada por repetidas crises. No Brasil, somos mais de dois milhões de pessoas. E mesmo com anos de estudo e pesquisa nas áreas das ciências e saúde, ainda existe uma grande massa da população sem as informações necessárias sobre o que é a epilepsia e o que se deve fazer quando presenciar alguém tendo uma crise”.

A parlamentar  lamentou as dificuldades dos pacientes enfrentadas para realizar um atendimento e explicou alguns procedimentos ao presenciar uma crise de epilepsia. “Tem que se acalmar, procurar colocar a pessoa numa posição mais confortável que é a de lado, apoiando a sua cabeça no travesseiro ou algo confortável para que ela não bata a cabeça. Temos buscado dados e realizado um levantamento de ações da Secretaria de Saúde do Recife sobre a epilepsia e, infelizmente, as ações são pouquíssimas. Tenho uma criança com epilepsia e considero que somos invisibilizados. Por isso, eu acho importante a gente trazer esse tema para que a gente comece a pensar como lidar, apoiar e acolher”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 26.03.2024