Felipe Alecrim repercute problemas no atendimento a pessoas com hanseníase

“Não existe assistência, nem resposta. Os direitos dessas pessoas estão sendo completamente negados”. Com essas palavras, o vereador Felipe Alecrim (Novo) descreveu a situação atual do atendimento a pessoas com hanseníase no Recife. O parlamentar, que subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira, durante a reunião plenária, afirmou ter encontrado diversos problemas nas unidades de atendimento dificuldades como falta de pessoal e de materiais nas policlínicas Clementino Fraga, Lessa de Andrade e Agamenon Magalhães.

Na Clementino Fraga, segundo o vereador, a médica dermatologista responsável pelos cuidados das pessoas com hanseníase está prestes a se aposentar, sem que tenha sido indicado profissional para substituí-la. Também há relatos de que a reforma na sala de curativos do local foi interrompida. “Além disso, não tem profissionais há meses para realizar os curativos nesses pacientes. E, por causa disso, existem vários pacientes com risco de perder os seus membros”, disse Alecrim.

De acordo com o parlamentar, há falta de médicos para o atendimento de pessoas com hanseníase na Policlínica Agamenon Magalhães, e os pacientes estariam sendo orientados a procurar unidades de saúde na Zona Sul da capital. Já na Lessa de Andrade o problema é na confecção dos calçados especiais que devem ser utilizados pelos pacientes. “Na sapataria, além da demora na entrega dos calçados especiais que essas pessoas precisam, o profissional que realiza esse trabalho está aposentado. Esse profissional atende essas famílias por sentir pena. É um exercício da misericórdia”.

Em seu discurso, Felipe Alecrim lembrou ter realizado uma audiência pública em novembro do ano passado e enviado pedido de informação à Prefeitura, sem que a situação fosse sanada até o momento. “Não existem ações eficientes para mudar essa realidade. Faltam medicamentos, faltam materiais para fabricação de calçado adequado. Há problema nos exames de contato, de prevenção, de incapacidade. Muitas são as necessidades”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 18.03.2024