Felipe Alecrim volta a contestar informações sobre projeto do Executivo

O vereador Felipe Alecrim (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta terça-feira (12), para contestar, mais uma vez, as informações sobre a emenda a um projeto de lei do Executivo que tramitou na Casa em dezembro do ano passado. A proposta do Executivo altera uma lei sobre um plano de incentivos a projetos habitacionais populares.

O vereador contestou a aprovação de uma emenda ao projeto de lei do Executivo de número 56/2023, que institui alterações à Lei Municipal nº 18.207, de 30 de dezembro de 2015. Desta vez, ele detalhou o artigo 195 do Regimento Interno da Câmara do Recife. “Para mim, o Regimento é claro. E isso vai determinar aquilo que é descrito no Diário Oficial. Tivemos o cuidado de ter acesso à Ordem do Dia. E como um vereador vai destacar essa emenda? Como um vereador vai poder votar contrário a essa emenda? Se a emenda de alguma comissão modificar todo o projeto e simplesmente não constar na Ordem do Dia, como vai ser?”, questionou. 

O parlamentar sugeriu, ainda, a realização de um debate interno para tratar sobre o assunto. “Houve um vício de legalidade e isso é fato. Houve uma invasão de competência também, ao meu modo de ver, porque é um empréstimo de R$ 200 milhões junto ao Banco do Brasil, e não aparece no projeto original da Prefeitura. E, no âmbito de uma comissão, uma emenda de relatoria aditiva pede esse valor sem que isso venha para a Ordem do Dia, para a gente analisar, destacar e até votar contrário", reclamou.  afirmou.  

Alagamentos- O vereador Felipe Alecrim teceu comentários sobre os pontos de alagamentos que ocorreram no Recife nesta segunda-feira (11). A maré atingiu 2.7 m e o assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar, que retornou à tribuna, nesta terça-feira, na plenária da Câmara Municipal do Recife.  “Recebi vários vídeos e imagens de bairros completamente alagados e, pasmem, ontem não foi dia de chuva no Recife. Eu queria registrar que as pessoas que moram ali no bairro de Afogados e do Jiquiá sofrem muito. Não precisa haver tempo de chuva na nossa cidade para que essas pessoas vivam verdadeiras tragédias. O morador não pode sair de sua casa para trabalhar, aqueles que têm negócios nas ruas ficam completamente interrompidos de transitarem e as famílias precisam levar seus filhos para as escolas”.  

Felipe Alecrim enfatizou que as pessoas têm prejuízos dentro de casa e que vêm recebendo um número alto de pedidos com o intuito de melhorar a infraestrutura nas comunidades. “Dentro da residência dessas pessoas brota água e estraga móveis. Nós temos um projeto chamado Gabinete na Rua onde, diariamente, membros da nossa equipe estão visitando os bairros e são feitos pedidos e muitos não são atendidos. Já subi à tribuna, no mínimo umas cinco vezes, para falar das barreiras que existem na rua Vasco da Gama, de nível 4, onde já houve deslizamentos e as famílias estão desesperadas. O tempo de chuva está chegando e precisa ser feito alguma coisa urgente”.

No aparte, Ronaldo Lopes (PP) disse que esteve recentemente em diversas comunidades presenciando a questão da alta da maré e destacou a importância da dragagem no Rio Tejipió. “Alguns canais como o canal da Mauricéia, Vila da Sudene e Maria Lúcia, onde estava semana retrasada, e o nível da maré começou a subir. Há anos a comunidade está solicitando uma providência do poder público municipal. Ali a solução é fazer a dragagem do Rio Tejipió. Aprovamos um projeto do Executivo, a contratação dos R$ 2 bilhões de reais, e não vimos a intervenção no rio como a população espera. Que a Prefeitura coloque em prática essa intervenção para trazer tranquilidade”.

O vereador Samuel Salazar (MDB) respondeu que nunca se viu tantas obras de infraestrutura como na gestão do prefeito João Campos e afirmou que o Recife “é uma cidade que foi construída abaixo do nível do mar, infelizmente, e muitos dos nossos bairros foram construídos onde era mangue. O prefeito contratou especialistas não só do Recife, mas também da Holanda, para fazer estudos acerca de diversos pontos da cidade. O vereador Ronaldo Lopes falou sobre dragagem e ela está para ser efetivada. A dragagem do Tejipió há mais de 30 anos não é realizada e será feita. Houve muita construção irregular às margens do rio e isso estreitou as margens. Não é uma solução fácil e simples. Quando a gente foi adquirir um empréstimo junto ao BID muitas dessas obras são caríssimas e precisam, naturalmente, de recursos”.

Já Alcides Cardoso (PSDB) lamentou que pedidos feitos pela oposição não estariam, de acordo com ele, sendo atendidos pela gestão. “A população é a mesma, ali são famílias e há pedidos de um ano atrás. Fazem obra perto, mas se foi um pedido de requerimento de oposição, não fazem”.

Natália de Menudo (PSB) disse que escutava as demandas nas comunidades, que houve um encontro com a Secretária de Infraestrutura e afirmou que o prefeito João Campos é cobrado de forma 'instantânea'. “Eu também sou uma vereadora que resido numa comunidade e escuto o que as pessoas têm a dizer. A gente sabe que há um processo para resolver os problemas e não podemos deixar de dizer que o trabalho está sendo feito. Ontem, eu estive com a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, e alguns projetos estão sendo elaborados e eu tenho certeza de que vão ser resolvidos. Às vezes eu acho que o prefeito João Campos é cobrado de uma ‘forma milagrosa’, e que tudo tem ser feito ‘num passe de mágica".

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre consequências de alagamento em bairros da cidade.

Em 12.03.2024