Fred Ferreira chama atenção para contenção de barreira no Brejo da Guabiraba

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (26), o vereador Fred Ferreira (PL) fez um alerta sobre a contenção de uma barreira localizada no Brejo da Guabiraba, Zona Norte, que “está em situação periclitante”. Segundo ele, a barreira está protegida por uma lona, mas com as recentes chuvas, a lama escorreu e entrou nas casas que ficam próximas ao local. “A lama invadiu todas as casas e ficou a quase um metro do chão. Venho chamar a atenção da Prefeitura do Recife porque a situação que está lá é mais uma tragédia anunciada”, disse.

De acordo com o vereador Fred Ferreira, mais de 50 pessoas moram nas casas próximas à barreira, que fica localizada na Rua Ladeira do Gonçalves,  no Brejo da Guabiraba. Ele pontuou que a lona também aumenta o calor nas casas. “A situação está insalubre. O tempo já está quente e aquela barreira com a lona na porta das casas deixa um calor insuportável, além do perigo que causa aos moradores”, disse. 

O parlamentar disse estar preocupado com a segurança dos moradores. “O perigo está lá. É só a Prefeitura fazer uma visita para ver a situação em que as famílias se encontram. As pessoas não estão dormindo com medo constante. Quando chove, as pessoas não têm paz dentro de casa. Estive lá presente, vi fotos, vídeos de situações que aconteceram com essas chuvas. Não queremos que aconteça desgraça e nem a morte de ninguém, mas a situação é periclitante”. 

Fred Ferreira afirmou, ainda, que a proteção das barreiras com lonas é provisória e que é preciso haver mais investimento no local. “Nós sabemos que a lona fica boa por um período curto, porque qualquer rachadura a chuva volta a penetrar na barreira e a gente sabe que pode ser muito pior. Qualquer rasgo ou até por cima da lona pode fazer com que a água desça", salientou." Esses dias, vimos o prefeito comemorando que foram feitas mais de 800 escadarias com R$ 40 milhões. Imagina se a gente pegasse os R$ 70 milhões gastos [pela gestão] em propaganda e fizéssemos mais barreiras ou mais escadarias?”, questionou. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 26.03.2024