Ivan Moraes destaca pagamento a organizações voltadas às pessoas trans pela Prefeitura do Recife
De acordo com o vereador Ivan Moraes, ele havia cobrado à Prefeitura do Recife sobre o pagamento às organizações na semana passada e que, como a primeira parcela foi paga, ele aproveitou a ocasião para reconhecer o cumprimento. “Eu vim aqui na semana passada cobrar que a Prefeitura pagasse a primeira parcela do convênio com a Amotrans e o Instituto Boa Vista, no sentido de fazer com que nossas emendas possam ser aplicadas em cursos profissionalizantes para pessoas trans. Mas na sexta-feira recebi mensagem do IBV e da Amotrans anunciando o recebimento da primeira parcela. Como vim cobrar, venho dizer que a primeira parcela está paga e agora resta pagar a segunda. O projeto está caminhando’, destacou.
Um outro tema abordado por Ivan Moraes foi a retirada dos moradores da comunidade Vila Esperança, no bairro do Monteiro. Segundo ele, a demolição das últimas casas da comunidade iniciou na semana passada. “O caso específico de Vila Esperança é mais criminoso porque a Prefeitura não pagou o valor dos imóveis, pagou o que dizia ser o valor das benfeitorias, inclusive tirando uma taxa de depreciação que não poderia, por lei, ser aplicada nesses casos” disse.
O vereador afirmou que “os imóveis não tinham título de propriedade” e que isso foi questionado à Prefeitura do Recife. “Perguntamos porque não tinham o título, já que são situados numa Zeis [Zona Especial de Interesse Social]. Os imóveis não tinham título de propriedade porque a Prefeitura do Recife devia-lhes o título há 40 anos e usou dessa mesma desculpa para pagar menos do que mereciam”.
Ainda durante o pequeno expediente, o parlamentar prestou solidariedade à produtora e ativista cultural Jadion Helena que, segundo ele, sofreu violência política durante a Conferência Nacional de Cultura, que ocorreu em Brasília (DF).
Professores - O vereador Ivan Moraes voltou à tribuna para debater o requerimento número 1571/2024, de sua autoria, dirigindo indicação para que a Prefeitura do Recife faça a convocação do cadastro reserva dos professores aprovados no Edital nº 1 – SEDUC/Recife, de 27 de março de 2023, na área da educação, função professor I e II, para a Prefeitura do Recife. “Essa solicitação é importante, particularmente para as crianças que são atendidas pela rede pública de educação”, disse.
Ivan Moraes lembrou que, no ano passado, houve um concurso público para preenchimento de vagas na rede pública, tendo sido anunciado que classificaria 2987 pessoas para a função de professores. De acordo com o vereador, após o concurso, o resultado apontou que 2362 foram aprovados. Isso significa que o concurso apontou que cerca de 500 pessoas não teriam atingido o ponto de corte. “Cerca de 1 mil foram chamadas em novembro, segundo a Prefeitura do Recife, para assumir no início do ano”.
Com isso, o cadastro reserva tem 1362 pessoas concursadas e capacitadas. “Ou seja, o concurso autoriza que elas assumam as funções. Por que não foram chamadas? É falta de vagas?”, questionou, respondendo que não há vacância. “Há 841 vagas ociosas, talvez com pessoas com contrato temporário. A ampliação da educação é o mínimo que se pode fazer, compreendendo que existe em curso uma estratégia de ampliação da educação e é preciso oferecer mais oportunidade para nossas crianças”, disse.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) pediu aparte e confirmou que a Prefeitura do Recife contratou 1 mil novos professores e reconheceu que é preciso chamar mais. “Entrei em contato com o secretário de Educação, Fred Amâncio, e ele disse que essa ampliação da educação está prevista”. O líder governista na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), também pediu aparte e disse que consta da estratégia de educação, entre outros pontos, o aumento do número de creches e de crianças assistidas, a exemplo da creche na comunidade Ilha de Deus.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre convocação de professores aprovados em edital.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre pagamento a organizações voltadas às pessoas trans.
Em 11.03.2024