Ivan Moraes reclama de problemas da fornecedora de alimentos para Caps

O requerimento de número 1.973/2024, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), dirige indicação à Secretaria de Saúde “para que rescinda o contrato com a empresa Nutri Brasil, atual fornecedora de alimentos para o Caps [Centro de Atenção Psicossocial], e que seja aberto, com urgência, novo processo licitatório para escolha de nova empresa fornecedora de alimentos aos Caps”. Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (19), o parlamentar justificou a solicitação por ter recebido reclamações em relação à qualidade e a falta de comida.

De acordo com o vereador, a antiga empresa contratada para oferecer alimentação aos usuários dos Caps, “cometeu diversas irregularidades” e, por isso, não é mais responsável pelo contrato de alimentação. “A nova empresa, a que ganhou o certame, que foi contratada no final do ano passado, no fim da última semana, foi simplesmente interditada pela vigilância sanitária após ter havido uma infecção alimentar que deu origem a uma morte. E agora? O que está acontecendo?”, indagou. 

O parlamentar disse ter recebido informações de que a própria gerência dos estabelecimentos está comprando as refeições para os usuários. “Os profissionais não suportam ver os pacientes, os usuários dos nossos Caps e unidades de acolhimento sem se alimentar. Não se trata de um contrato barato, pagamos R$ 25 pelo almoço. Aqui nas redondezas da Câmara, a gente come mais barato do que isso". Ele reclamou também da qualidade e do preço do lanche que, afirmou, custa R$ 12.  "Foi-me dito que são seis biscoitos Maizena e um iogurte”, lamentou 

Ivan Moraes relacionou alguns Centros de Atenção em que  foram apontados problemas relativos à alimentação. “No Caps José Carlos Souto, ainda não chegou café da manhã, e isso eram 9h30 da manhã. No Vicente Araújo também não chegou nada até às 9h30 da manhã. No José Lucena, a gerente comprou o almoço e o jantar de ontem. Quem trabalha no Caps do Recife há 20 anos diz que nunca viu isso acontecer", destacou. "É urgente que esses contratos sejam cancelados por falta de idoneidade dessas empresas. Que seja feita uma licitação urgente”, cobrou. 

Em aparte, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) contou que também recebeu as denúncias sobre os Caps. “É um problema extremamente sério e relevante. Recebi isso ontem e me reuni com a diretora do Conselho Regional de Nutrição e estamos oficializando um pedido junto ao Conselho para que possamos fiscalizar essa situação que precisa ser resolvida”.

Em seguida, o vereador Felipe Alecrim (Novo) disse que o Caps deveria prestar melhor atendimento às pessoas que necessitam e não podem pagar por um tratamento particular. "Fiscalizei o Caps do Cordeiro e vi que lá é deplorável, uma situação extremamente degradante. Não falta só profissional de psiquiatria para atender as pessoas que buscam socorro, falta infraestrutura adequada”, pontuou. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 18.03.2024