Liana Cirne debate criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
O Projeto de Resolução foi aprovado após o debate. Os nomes dos vereadores e vereadoras que comporão o colegiado ainda serão escolhidos e anunciados em plenário, para iniciar os trabalhos. Liana Cirne destacou que a criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa não é uma ideia de sua autoria, apesar de ter sido criada através do seu mandato. “Ela foi uma sugestão da sociedade civil, de instituições como a Universidade de Formação Aberta, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; do Instituto de Pesquisa e Estudos na Terceira Idade (IPET); Casa da Vovó Bibia; dos conselhos Estadual de Saúde, Psicologia, de Gerontologia; do Conselho Regional de Nutrição; dos conselhos municipal de Pessoa Idosa, de Saúde e da Saúde”, entre outras.
Liana Cirne disse que a Frente Parlamentar está sendo criada porque, no Brasil e no Recife especificamente, “o idoso sofre violências e humilhações cotidianas. Este é um país onde se estabeleceu a cultura em que o idoso é um desvalor. Por isso, teremos muito trabalho pela frente”. Segundo a parlamentar, são muitas as violências morais e físicas dentro e fora de casa. Ela apontou que um dos principais locais públicos onde a pessoa idosa sofre violência é dentro do transporte de passageiros. “Já realizei várias audiências públicas sobre o tema e foi grande a produtividade. Sabemos que as violências no transporte público são as mais relatadas. Mas há também uma série de outras negações de direitos que precisam ser combatidas”.
A vereadora Aline Mariano (PP) pediu aparte e parabenizou a vereadora Liane Cirne pela iniciativa. “Esta frente vai poder colaborar na prática, no cotidiano, fiscalizando e propondo soluções. Eu tenho certeza de que ela vai dar muita visibilidade às pessoas idosas no Recife. Vai alavancar boas propostas que poderão servir até como referências de políticas públicas não só para o Recife como também para outras cidades e outros estados”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 04.03.2024.