Liana Cirne debate moção de repúdio ao presidente Lula

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu na tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (18), o requerimento nº 801/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), solicitando moção de repúdio ao presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, pela declaração que comparou a resposta de Israel na Faixa de Gaza contra os atos terroristas do grupo Hamas à ação de Hitler contra os judeus, que ficou conhecida como o “Holocausto”. O requerimento foi aprovado, embora 10 parlamentares tenham manifestado em ata posição contrária ao requerimento.

“Se o vereador Alcides Cardoso concorda que o povo palestino merece solidariedade, ele deve retirar a moção por uma questão de coerência. Deve retirar porque a fala do presidente Lula, obviamente, nunca foi relacionado ao grupo terrorista Hamas. Quem qualificou o grupo Hamas de terrorista foi o presidente Lula e isso não pode ser objeto de fake News. Então, se o autor dessa proposta, Alcides Cardoso se solidariza com povo palestino, no lugar de protocolar moção de repúdio, ele deveria estar protocolando moção de solidariedade ao povo da Palestina que está sendo vítima de um genocídio étnico”.

Liana Cirne considerou que a comparação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi pertinente. “É um genocídio étnico contra o povo palestino, contra mulheres, bebês, crianças, civis e desarmados praticado por soldados altamente treinados. Esse genocídio étnico é tão racista, perverso, odioso quanto o genocídio que aconteceu na Segunda Guerra Mundial contra o povo judeu. Qual é a impropriedade histórica de fazer essa comparação? Essa comparação é necessária e nós sabemos porque são muitos os judeus que se recusam a esse genocídio levar o nome da sua religião. Por isso, tem um movimento forte em todos os lugares do mundo porque o povo judeu é um povo que resiste, independentemente do território. Não podemos tolerar que o povo palestino seja dizimado. Bombardear hospitais, ambulâncias e matar 174 crianças por dia são números horríveis para a humanidade. Mais de 80% da Faixa da gaza foi tomada por Israel. Por isso, colegas, eu peço ‘não’ a esse requerimento, e sim à vida e dignidade humana”.  

No aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que Alcides Cardoso deveria retirar de pauta o requerimento.  “O estado de Israel merece todo respeito, assim como o povo da Palestina. Alcides Cardoso já pediu desculpas, inclusive, quando ele mesmo comparou o povo da Palestina com o Hamas porque viu o equívoco que tinha falado nesse microfone da tribuna. [O presidente] Lula jamais condenou o ataque de Israel contra o Hamas. Lula não falou isso e o que está escrito aqui nesse requerimento é exatamente isso. Então já pedi para que ele retirasse esse requerimento", criticou. "E, lamentavelmente, a gente está fazendo um discurso que poderia estar avançando pelo povo do Recife”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 18.03.2024