Liana Cirne destaca requerimentos de sua autoria

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a vereadora Liana Cirne (PT) destacou dois requerimentos de sua autoria, que versam sobre voto de aplausos e louvor à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. “Esses aplausos são concedidos pela atuação brilhante da CNBB na frente de uma campanha linda, a Campanha da Fraternidade, que reforça a nossa fé cristã e católica durante a Quaresma, assim como um desagravo ao nosso arcebispo, que foi atacado por grupos mobilizadores do YouTube”, disse.

O requerimento de número 1.510/2024 concede voto de aplausos e louvor à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela realização da Campanha da Fraternidade, cujo tema este ano é Fraternidade e Amizade Social e o lema é “Vós sois todos irmãos e irmãs (MT 23,8)”. Segundo a vereadora Liana Cirne, a CNBB convida, anualmente, os fieis a serem solidários, e o tema deste ano gerou discussões na internet. “Por alguma razão muito difícil de compreender alguns grupos que politizaram ou tentam politizar e criar narrativas acerca da nossa igreja, entendem que é necessário atacar a própria igreja”, afirmou. 

Já o requerimento 1.511/2024, concede voto de aplausos e louvor ao arcebispo Dom Paulo Jackson, por sua atuação na Campanha da Fraternidade, em defesa de uma sociedade mais justa e fraterna e por uma igreja cada vez mais sinodal. Liana Cirne afirmou que uma fala do arcebispo foi atacada ao defender a Campanha da Fraternidade 2024, quando teria dito, segundo ela, que “há leigos nas redes sociais que não entenderam a lição de Cristo, mas que falam como se entendessem mais do que todo mundo”. 

A parlamentar explicou também que o líder religioso havia se referido às pessoas que atacam o papa e a igreja. “Por causa disso [da fala], dois grandes grupos mobilizadores no YouTube atacaram Dom Paulo Jackson, e isso não pode ficar sem resposta. Não podemos admitir isso. A gente não pode retroceder na história. A extrema direita está atacando a campanha que tem o tema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.03.2024