Luiz Eustáquio critica câmeras por reconhecimento facial e enaltece o Pedala Casa Amarela

Na manhã desta terça-feira (12), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife para parabenizar o passeio ciclístico Pedala Casa Amarela. “Eu quero homenagear, nesta manhã, o Pedala Casa Amarela que é um pedal muito importante e um dos maiores em nossa cidade”. Ele aproveitou a ocasião para tecer criticas as câmeras de reconhecimento facial e citou exemplos de outras cidades em que os equipamentos falharam e incriminaram pessoas inocentes.

Luiz Eustáquio enfatizou que o Pedala Casa Amarela fez uma homenagem às mulheres pela passagem do 8 de Março e ressaltou que as bicicletas são importantes no deslocamento das pessoas. “Gostaria de parabenizar o Guto, um dos principais organizadores do Pedala Casa Amarela, que fez uma homenagem às mulheres e nós fomos convidados pelo Pedalando Contra as Drogas. E envio parabéns, também, para todas as mulheres pelo 8 de Março. Pedalar é algo importante e as pessoas devem fazer com proteção. Enquanto estava caminhando, vi o vereador Ivan Moraes (PSOL) levando o filho dele de casa para a escola. Vi depois um senhor levando a esposa ao seu local de trabalho. O ciclismo é valoroso e as pessoas que estão no dia a dia precisam ter segurança”.

O segundo assunto abordado por Luiz Eustáquio foi a implementação de câmeras de reconhecimento facial. Ele criticou os aparelhos que vêm incriminando pessoas negras.  “A gente tem discutido muito contra a implementação na nossa cidade das câmeras por reconhecimento facial. No Rio de Janeiro, por exemplo, 80 pessoas nos últimos anos foram presas inocentemente por conta dessas câmeras. Ontem (11), saiu a decisão de um homem negro que foi indenizado em R$ 150 mil reais e um salário mínimo pelos meses em que ele estava preso. Qual é o valor da liberdade de uma pessoa? Qual é o valor da sua liberdade?", questionou o parlamentar. "Fica aqui a nossa indignação e a nossa posição pela liberdade das pessoas. Ninguém pode ser preso por conta da sua cor, nem por conta de um equipamento. Que fique o meu registro na luta pela liberdade e pela justiça social”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 12.03.2024