Luiz Eustáquio sugere mudança em horário de funcionamento do CRAS

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu a ideia de que os centros de Referência de Assistência Social (CRAS), geridos pela Prefeitura do Recife, façam atendimento à população não somente durante o horário de expediente normal, mas ofereçam os serviços de assistência social também nos finais de semana. E 24 horas por dia. A ideia foi apresentada durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4).

“Este é um assunto de suma importância e para isso já encaminhamos requerimentos para análise e votação no plenário. É preciso mudar o horário de funcionamento dos CRAS, pois nos finais de semana não existe nada funcionando. E isso tem dificultado muita coisa, pois a população precisa dos serviços aos sábados e domingos”, disse. Ele afirmou que vai encaminhar a solicitação de abertura do CRAS à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura. Essa pasta dispõe da Secretaria Executiva de Assistência Social, que administra os programas e projetos sob as bases do Sistema Único de Assistência Social.

Luiz Eustáquio citou como exemplo de falta de assistência em horários não convencionais às pessoas que precisam sepultar parentes nos finais de semana. “Muita gente que não tem condições financeiras de fazer enterros dos seus parentes nos finais de semana termina procurando os vereadores para pedir ajuda. E os enterros não podem ficar esperando pelo dia seguinte. Entendemos que quem procura o CRAs é quem mais necessita”. Ele acrescentou que uma das unidades do CRAS onde “há reclamações sobre o atendimento fica no Ibura”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 04.03.2024.