Marco Aurélio Filho quer audiência para discutir restaurante sobre prédios históricos do Marco Zero

A polêmica envolvendo a construção de uma estrutura para acomodar um restaurante sobre dois prédios localizados no Recife Antigo foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) nesta terça-feira (5), na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, o parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública para debater a instalação do projeto privado, que promete interligar a cobertura de dois edifícios de valor histórico localizados nas proximidades do Marco Zero.

O assunto ganhou interesse nesta semana, após a construção ser autorizada pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Jacques Ribemboim. A obra havia sido rejeitada por unanimidade pelos técnicos do órgão e contraindicada por entidades como o Conselho de Arquitetos e Urbanistas em Pernambuco (CAU-PE).

Em seu discurso, Marco Aurélio Filho disse já ter um posicionamento formado a favor da construção do restaurante e espera que, com a audiência, “o Recife possa, realmente, compreender do que se trata o projeto”. Ele defendeu que o espaço vai valorizar a cultura local e salientou que a autorização inicial para que a estrutura permaneça ali é de cinco anos.

“Não é simplesmente a gente mudar a característica de um prédio tão importante ali no Recife Antigo. Não é simplesmente dizer que iremos mudar a imagem que nós conhecemos do nosso Recife Antigo”, afirmou o vereador. “É sobre um importante investimento, investimento esse que não tenho nenhuma dúvida de que vai atrair turistas para a nossa cultura. O prédio que hoje está sendo proposto é para que nas dependências internas dele nós possamos ter um museu, nós possamos ter um teatro, nós venhamos a ter um auditório, nós possamos ter um espaço onde somente a cultura pernambucana estará exposta”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.03.2024