Mulheres que se destacam na sociedade são celebradas em solene

Uma homenagem às mulheres que se destacam na sociedade foi realizada na noite desta segunda-feira (25), numa iniciativa da vereadora Aline Mariano (PP). Na ocasião, 39 nomes atuantes nas mais diversas áreas foram celebrados. O vereador Almir Fernando (PSB) presidiu a solenidade no plenário da Casa de José Mariano.

A mesa da solene foi composta pela secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros; a coordenadora Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Deise Andrade e a delegada Verônica Azevedo, representando todas as delegadas do Estado de Pernambuco. O Quinteto da Orquestra Criança Cidadã, o poeta Charles Theone, as cantoras Dinah Santos, Gerlane Lops, Palas Pinho e Kelly Rosa fizeram uma série de apresentações.

A vereadora Aline Mariano ressaltou o valor do evento e enfatizou que sempre no mês de março são realizadas solenidades para homenagear as mulheres que se destacam nas mais diversas áreas de atuação.  “Essa solenidade de hoje faz parte de um ciclo de reconhecimento a todas nós mulheres no nosso mês. Vejo tantas mulheres na noite de hoje, não só por tudo o que representam nas suas respectivas áreas de atuação profissional, mas, sobretudo, por tudo o que representam enquanto mulheres. Dentro da nossa sociedade, ainda vivemos, em pleno século XXI, uma sociedade que guarda ranços machistas. É preciso lutar incansavelmente para o fortalecimento da presença feminina em todos os espaços que contribuam para uma sociedade mais justa, paritária e igual para as mulheres”.

A parlamentar confessou que sentia muito orgulho das homenageadas presentes e citou nomes de mulheres brasileiras de expressão que mudaram o olhar para o Brasil e o mundo. Mulheres que mostram à outra que é possível ser o que elas quisessem ser. “Empoderadas. Estamos aqui, hoje, porque algumas mulheres corajosas e revolucionárias lutaram para garantir esse nosso espaço de hoje lá no passado. Pintoras, escritoras, cantoras, políticas e pensadoras que mudaram a forma do país e do mundo olharem para as mulheres. E por que não citar Chiquinha Gonzaga; Cecília Meireles; a pintora modernista Tarsila do Amaral e Cora Coralina.  Quero encerrar o meu discurso com a frase simples, porém histórica, de Madre Teresa de Calcutá: não esperem por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está sua força. Parabéns a todas pelo exemplo de cada uma. Recebam esse reconhecimento da Câmara do Recife, a Casa do povo, pelo destaque que cada uma de vocês têm em suas áreas de atuação”.

Falando em nome de todas as mulheres homenageadas, a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, pontuou que a pasta tem feito diversas atividades e construções na melhoria da qualidade de vida das mulheres recifenses. Ela também considerou a representatividade da reunião solene na Casa de José Mariano. “É levar para as mulheres da nossa cidade, em todo o seu território, as políticas públicas que elas precisam. Se eu estou aqui, hoje, recebendo essa homenagem junto com todas vocês, proposta pela vereadora Aline Mariano, isso só é possível pela história da luta de mulheres que vieram antes e construíram uma estrada. Essa celebração também é uma homenagem a todas as mulheres que fizeram parte da história de vocês. Sabemos que as nossas mães, avós, tias, madrinha e as nossas filhas fazem parte desse processo para que a gente possa estar contribuindo com a sociedade”.

A secretária afirmou que a igualdade de gênero é uma construção diária, assim como a emancipação da mulher. Ela citou o nome da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em marco de 2018 e de Audre Lorde, escritora e ativista dos direitos humanos.   “Não posso deixar de registrar aqui algumas mulheres como Marielle Franco que lutou pela justiça social, pela igualdade e foi morta pelo crime organizado e pela violência política de gênero. A nossa luta é para que tenhamos direitos iguais, para que sejamos conhecidas e reconhecidas como cidadãs de igual categoria. Nós não queremos ser mais, nós queremos ser iguais. Termino minha fala citando Audre Lorde: eu não sou livre enquanto alguma mulher não for, mesmo que as correntes dela sejam diferentes da minha Espero que essa solenidade sirva não só para acalentar o nosso coração, mas também para fortalecer e nos reenergizar para que continuemos na luta pela igualdade. Muito obrigada”.

 

Relação das mulheres homenageadas: 

01- Adriana Brandão de Barros Correia
02- Alessandra Ramos Brito Coelho
03- Alexandra Waresca Cavalcante Torres Barros
04- Amanda Moraes
05- Ana Karina Moraes de Siqueira Alves Torres
06- Ana Lúcia Chaves
07- Ana Mácia Andrade
08- Carlla Casoy
09- Cláudia Molina
10- Cris Farias
11- Daisy de Andrade
12- Denise Scalzo
13- Éden Pereira
14- Gilvânia Pires
15- Glaucy Medeiros
16- Ivete Maria de Melo Silva
17- Josiane Miranda
18- Julianne Farias
19- Karen Lafayette
20- Kelly Rosa
21- Luciana Azevedo
22- Maria do Rosário
23- Manuela Borges
24- Maria Matilde Rocha
25- Mirely Vasconcelos
26- Mônica Gil
27- Myrna Salsa da Rocha Targino
28- Pallas Pinho
29- Paula Moraes
30- Rejane Dourado de Brito
31- Renata Schuler Bayma
32- Rosa Maria Pereira Da Silva
33- Sandra Paes Barreto
34- Verônica Maria de Azevedo
35- Rosana Miranda
36- Valéria Bezerra Pereira Wanderley
37- Isabel Morato
38- Sibely Brito
39- Paula Cristiane Torres Magalhães

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 25.03.2024