Reunião solene comemora Dia Municipal do Círculo de Oração

Para comemorar o "Dia Municipal do Círculo de Oração", previsto na lei municipal número 18.022/2014, originada em projeto de lei de sua autoria, a vereadora Michele Collins (PP) realizou reunião solene na tarde desta terça-feira (5), na Câmara Municipal do Recife. “A solenidade de hoje constitui um importante momento para compartilharmos a fé e fortalecermos o Evangelho”, afirmou a parlamentar, fazendo referência à data, que é comemorada todos os anos no dia 6 de março. Durante o evento, ela homenageou e entregou certificados a 42 dirigentes de círculos oração de várias igrejas e denominações.

A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), que compôs a mesa com a vereadora autora do requerimento; o professor e historiador Jairo Rodrigues de Freitas; a representante da AD BRÁS sede, Tânia Maria Ferreira da Costa Santos; a pastora Abinete Ambrósio Pereira da Silva, da Igreja Pentecostal Guerreiros de Cristo; a missionária Milla Aguiar, da Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas de Pernambuco; e Mércia Castelo Branco, da Igreja Brasil para Cristo. A vereadora disse, no discurso, que o Círculo de Oração foi implantado por muitas igrejas em 6 de março de 1942, no Recife, quando a Irmã Albertina Bezerra Barreto, que fazia parte da Igreja Assembleia de Deus, convidou algumas irmãs da sua congregação, no bairro de Casa Amarela, para a ajudarem em oração, em favor da sua filha Zuleide, que se encontrava doente.

“Os médicos daquele período diziam que a filha dela não passaria dos oito anos, visto que essa andava e não falava. Foi então que sete mulheres passaram a se solidarizar com a irmã Albertina. Durante essa campanha de solidariedade, surgiu a profecia acerca da enfermidade dessa criança”, contou a vereadora, acrescentando que a criança “para glória de Deus, cresceu, andou e viveu 49 anos”. A parlamentar relatou que apesar de os encontros de oração, nas Assembleias de Deus, ocorrerem desde meados de 1911, em Belém, no Pará, a denominação “Círculo de Oração” foi criada pela Irmã Albertina, no Recife, e se espalhou pelo Brasil e por outros países.

Michele Collins explicou ainda que o Círculo de Oração é um trabalho realizado por mulheres, porém os homens também participam.  “As dirigentes, além do referido apoio, atuam nos aconselhamentos, nas visitas a hospitais e entidades sociais, na arrecadação e doação de roupas e alimentos, entre outras inestimáveis ações”. Segundo ela, algumas instituições religiosas, com o uso da tecnologia da informação, vêm implantando “círculos de oração” na rede mundial de computadores. “Ao instituir este dia no Recife, compreendemos que a oração tem a capacidade de transformar o mundo, de levar alento aos necessitados, de operar milagres, de promover uma jornada de fé e crescimento espiritual”.

Após apresentações musicais do pastor Giocondo Ribeiro e do cantor Jair Martins, o professor e historiador, que é tenente-coronel da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), Jairo Rodrigues de Freitas, foi convidado a fazer um discurso sobre a história dos círculos de oração, declamando também um cordel sobre o tema. Em seguida, a vereadora Michele Collins distribuiu certificados às dirigentes de círculos de oração homenageadas.

Na tribuna, Tânia Santos representou as dirigentes e, no seu pronunciamento, agradeceu a vereadora pela proposição do projeto do Dia Municipal do Círculo de Oração. Acompanhada de uma sanfona, ela também fez uma apresentação musical. “Eu vejo que quando Deus está no negócio nada barra. A nossa Michele Collins é autora desse projeto e coube ao Senhor aprovar. Eu sou uma das pioneiras do círculo de oração e, junto com a nossa querida Albertina Barreto, fui uma das organizadoras”, relatou. “Eu quero agradecer por estar aqui nesta Casa, nesta tarde. É um privilégio, é uma honra do Senhor. Eu me sinto feliz por representar cada uma das irmãs”.

Sob a regência do cantor Euclides Sanderson, o Coral de Dirigentes do Círculo de Oração realizou a apresentação final do evento. Ao encerrar a cerimônia, o vereador Felipe Alecrim frisou a importância da oração e elogiou a atuação da vereadora. “Parabenizo Vossa Excelência por todo o trabalho que realiza, pela missão que foi o próprio Deus que confiou à senhora. [Vossa Excelência] é um grande esteio aqui nesta Casa e alguém que luta, e luta muito, em favor dos valores cristãos”.

 

Lista das homenageadas

  1. ELIZABETE FRANCISCA GOMES PENHA
  2. PASTORA MEIREJANE DE SOUZA IGREJA DO DEUS VIVO
  3. JOSENILDA MARIA DA SILVA
  4. PASTORA ABINETE AMBRÓSIO PEREIRA DA SILVA
  5. TÂNIA MARIA FERREIRA DA COSTA SANTOS
  6. MARIA NATIENE DA SILVA FERREIRA
  7. PASTORA ELIANE MARQUES DA SILVA
  8. JOSILDA LUNA DOS SANTOS
  9. INGRID RODRIGUES DA SILVA
  10. DIACONISA MARIA LÚCIA DA CONCEIÇÃO
  11. LENIR LEITE
  12. ELIZABETE FRANCISCA GOMES PENHA
  13. MISSIONÁRIA MARIA WBERLANDIA SANTANA DA SILVA
  14. LADJANE AURELIANO DE MACEDO SANTOS
  15. SEVERINA BRITO
  16. PASTORA MEIREJANE DE SOUZA IGREJA DO DEUS VIVO
  17. DIACONISA LUCIENE MARIA DA SILVA
  18. MARIA JOSÉ DOMINGOS
  19. MIDIAM PACÍFICO FERREIRA DA SILVA
  20. DIACONISA VERÔNICA EMÍLIA DE OLIVEIRA
  21. SHIRLEY OLIVEIRA DE SOUZA SOARES
  22. JOSENILDA MARIA DA SILVA
  23. ELIANE TRINDADE DE LIRA
  24. MARINALVA MARIA LIMA DE ARAÚJO
  25. MÁRCIA MARIA DA SILVA SANTOS
  26. PASTORA ABINETE AMBRÓSIO PEREIRA DA SILVA
  27. TÂNIA SANCHES DA SILVA
  28. GILDA FRANQUILINO DOS SANTOS
  29. MARIA CLAUDICE FERREIRA DO NASCIMENTO
  30. TÂNIA MARIA FERREIRA DA COSTA SANTOS
  31. ALEXANDRA MARIA DE O. TRANQUILINO
  32. MARIA PATRICIA DOS SANTOS
  33. MARIA NATIENE DA SILVA FERREIRA
  34. RAISA FERREIRA GALDINO ALVES
  35. KÁTIA CILENE DA SILVA SANTOS
  36. PASTORA MIRIAM MAIA
  37. MARIA DALUZ HERÁCLITO DA SILVA
  38. SHEILA VIEIRA
  39. MARIA DAS GRAÇAS GUILHERMINA DA SILVA DE OLIVEIRA
  40.  AIANE SOLEDADE DA SILVA CRUZ ALEXANDRE
  41. JÉSSICA ESTEVAM ALVES
  42. DIACONISA MIDIAM PACÍFICO FERREIRA DA SILVA

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.03.2024