Reunião solene homenageia atletas de esportes de praia

Cidade litorânea, o Recife tem o cenário perfeito para a prática de esportes como o vôlei de praia, futebol de areia, frescobol, peteca, surfe, entre outros que podem ser exercidos de forma individual ou coletiva, profissional ou recreativamente, ou ainda para melhoria da saúde. Por essa razão, o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) promoveu uma reunião solene, na noite desta quarta-feira (27), com o tema: “Os atletas que enaltecem os jogos de praia e orgulham a Cidade do Recife”. A solenidade foi presidida pelo vereador Professor Mirinho (SD).

“Hoje, para mim, é mais um dia significativo que ficará registrado em minha vida. Nossa homenagem tem o perfil do respeito e admiração por todos os apreciadores e praticantes de esportes, principalmente de areia, pois representam força,  coragem, superação, disciplina e paixão pela prática esportiva em nossa sociedade que vai além dos benefícios da saúde física”, disse Ebinho Florêncio. Ele fez a entrega de certificados a 31 homenageados, cuja relação com o nome de todos e todas, está abaixo. “Sinto muita felicidade em cumprimentar cada um de vocês que nos presenteiam com suas presenças”, afirmou.

Ebinho Florêncio argumentou que praticar esportes na areia vai além do simples exercício físico, pois “é uma experiência holística que contribui para aprimorar a saúde, o humor e a autoestima”. Nesse contexto, ele destacou como esses benefícios se potencializam quando associados à prática de esportes na areia. E citou alguns esportes mais conhecidos nas praias: beach tennis, vôlei de praia, futebol de areia, frescobol, peteca, futevôlei, surfe, bodyboard, frisbee, corrida, caminhada, entre outros.

“Hoje estamos aqui para reconhecer, enaltecer e homenagear os atletas que aqui se encontram, bem como os profissionais que os acompanham nessa incrível jornada de superação, como médicos, treinadores, fotógrafos, jornalistas esportivos e outros. Eu, como representante do povo, sinto orgulho de estar reconhecendo publicamente a todos aqui na Casa de José Mariano. Sinto muita felicidade em cumprimentar cada um de vocês que nos presenteia com sua presença. Saibam que essa noite me traz honra e alegria”, disse.

Quem fez o discurso de agradecimentos, representando todos os 31 homenageados da noite, foi a coordenadora e professora da Orange Tennis Club, Akter Lima. “Fico feliz e honrada por este momento, pois me vêm à memória o ano de 2015, quando a modalidade foi iniciada no Recife com a primeira turma. Na época, quase não conseguimos iniciar a turma, que precisa de seis pessoas. Vejo a realidade de hoje, pois agora temos uma federação que foi criada em 2022, muito embrionária, mas agora está com tamanho gigante. Já temos 3.500 atletas inscritos. Sabemos o quanto o Beach Tennis é importante para cada um de nós como atletas e empresários. Mas é importante também para a economia, como negócio; e para o turismo. A modalidade movimenta a economia e pode até mudar a situação social dos atletas. Pode até encaminhá-los para outro patamar de vida”, afirmou, acrescentando que há exemplos de pessoas que mudaram o padrão social por causa do esporte.

Akter Lima afirmou ter orgulho de fazer parte da história do Beach Tennis em Pernambuco. “Os frutos vêm sendo produzidos nessa modalidade, que pode ser praticada por crianças e até por pessoas de mais idades. A  modalidade pode abraçar pessoas de várias idades. Tenho a humildade de dizer que o Beach Tennis cresceu em Pernambuco e no Brasil. Aqui, temos eventos e torneios que dão oportunidade para todos participarem, desde os atletas profissionais até os amadores”.  

Ela finalizou dizendo que ficou grata ao vereador Ebinho Florêncio pela homenagem pessoal e também por ele estar “abraçando esta causa, a causa da nossa modalidade. Da minha parte, nunca pensei em chegar a essa situação do reconhecimento”. Akter Lima lembrou ainda que este ano, pela primeira vez, o 1º de setembro poderá ser comemorado o Dia Municipal do Beach Tennis no Recife, por força do projeto de lei Ordinária 111/2023, de autoria do vereador Ebinho Florêncio.

A mesa solene foi composta pelos vereadores Professor Mirinho e Ebinho Florêncio, além da coordenadora e professora da Orange Tennis Clube, Akter Lima; a diretora jurídica da Federação Pernambucana de Beach Tennis, Maria Helena Santini Cavalcanti; o consultor técnico da Federação Pernambucana de Beach Tennis, Renato Café; e o o atleta do Beach Soccer e Futvolei Giuseppe Maiorca Ramos. Durante a solenidade, o cantor Rudy Barros fez apresentações musicais. No final da reunião, o vereador Professor Mirinho, que presidiu o evento, fez suas colocações finais e convidou a todos os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife, que também foi interpretado por Rudy Barros.

 

Relação dos homenageados: 

1.                    Akter Alessandra Pessoa de Lima

2.                    Alexsandra Silva

3.                    Amélia Cristina Monteiro Santos

4.                    Ana Priscila Dias

5.                    Anderson Bomfim

6.                    Antônio Eugênio Coelho Freire

7.                    Beth Moreira

8.                    Camilo Henrique da Costa Lima

9.                    Cecília de Vasconcelos Martins

10.                 Daniel Santos

11.                 Elisa Guerra 

12.                 Geison Marcelo Pinheiro de Torres

13.                 Giusseppe Mayorga Ramos

14.                 Higor Ricardo Monteiro Santos

15.                 Isabella D’Arece Resende

16.                 Ítalo Barbosa

17.                 Jessica Coelho

18.                 João Gabriel de Oliveira Souza

19.                 Juliana Sthefani de Oliveira Maia

20.                 Kamylle de Holanda Cabral

21.                 Maria Elena Santin Cavalcanti

22.                 Maria Flor Santos Sampaio

23.                 Matheus Henrique Caldeira

24.                 Michelle Silva de Mello

25.                 Paulo Santos

26.                 Rafael Branco

27.                 Rafaela Saonetti kawasaki

28.                 Renato Caffé

29.                 Samya Pacheco e Sanzia Pacheco

30.                 Tassyla Oliveira Lins

31.                 Yuri Barbosa dos Santos

 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

 

Em 27.03.2024.