Reunião solene homenageia brincantes do Carnaval
A solenidade foi presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), que compôs a mesa com o autor da proposição, além dos compositores de frevo Getúlio Cavalcanti e Jota Michiles; e o presidente do Sindicato dos Músicos de Pernambuco, Ernesto Praça. “O Carnaval é uma das festas mais conhecidas mundialmente e a maior do Brasil. No Recife acontece o maior bloco de Carnaval do mundo, que este ano atingiu a notável marca 2 milhões e 500 mil foliões. O bloco trouxe novidades para folião nenhum botar defeito. O bloco prestou homenagem ao cantor e compositor Reginaldo Rossi”, afirmou Ebinho Florêncio, no discurso de saudação.
O vereador disse ainda que músicas do tradicional gênero brega se misturaram ao frevo durante o Carnaval. E aproveitou para lembrar que o Dia Municipal do Brega, em homenagem a Reginaldo Rossi e comemorado no dia 14 de fevereiro no Recife, foi originado a partir de um projeto de lei de autoria do irmão dele, quando era vereador, Wanderson Florêncio. “Hoje, prestarmos reverência ao nosso Carnaval e ao nosso inesquecível Reginaldo Rossi, inclusive com a presença de alguns nomes da verdadeira música brega romântica. A propósito, é um privilégio e grande honra fazer essa reunião solene em homenagem aos que fazem nossa cultura nessa data em que Recife e sua irmã gêmea, Olinda, aniversariam”.
Após o discurso, ele fez a entrega dos certificados. Na sequência, um dos homenageados, Cid Cavalcanti, fundador do Bloco Carnavalesco O Bonde, ocupou a tribuna e fez as suas colocações. “É uma grande responsabilidade fazer esse agradecimento em nome de tanta gente competente. É uma imensa honra estar aqui, recebendo com meus parceiros de carnaval, esta homenagem”. Ele discorreu cobre a palavra “encantado”, que deu nome à solenidade e disse que outro termo que se aplica muito bem aos artistas que fazem o carnaval pernambucano, é “resistência”. Foi um discurso bem humorado e também de crítica à falta de incentivo público às agremiações carnavalescas.
A neta do compositor Edgar Moraes, Valéria Moraes, que é líder do Coral Edgar Moraes, foi a última a usar a tribuna. Ela iniciou cantando um trecho de um frevo de bloco composto pelo avô. Em seguida, elogiou a homenagem feita por Ebinho Florêncio e agradeceu à Câmara Municipal do Recife. “O Carnaval é mais do que uma festa da cultura popular. É um cenário de atividade e do trabalho de muita gente. Todos nós somos muito gratos às oportunidades de mostrar a nossa arte. Mas queremos muito mais. Queremos ser valorizados, lembrados, contratados e poder viver dignamente com o nosso trabalho que realizamos com tanto suor e amor”,
A solenidade foi marcada por apresentações musicais do cantor Rudy Barros, que entre os discursos cantou frevos e música no estilo brega em homenagem a Reginaldo Rossi. No final, o vereador Ebinho Florêncio, que assumiu a presidência da reunião solene porque a vereadora Natália de Menudo precisou se ausentar, fez suas considerações finais. E convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife. Também interpretado por Rudy Barros.
Lista dos homenageados:
Representantes da ACILBRAS (Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil- Sucursal Recife)
Adrielly Carla da Silva
Amanda Lira de Araújo
André Soares
Banda Inove
Banda Rossi
Benil
Bloco Carnavalesco Cultural Colibri Dourado
Bloco da Zumba
Bloco Mãe & Filha
Adriana Alves e Inalda Alves
Carlinhos Monte Verde
Carlos Alcano Maia
Cassius Cavalcanti
Charles Theone
Cid Cavalcante
Clube Carnavalesco Beneficente Misto Papagaio Falador
Coral Edgard Moraes
Edinho Queiroz
Eduardo Moreno
Eleny Régis
Folha de Pernambuco
Izabel Bezerra e Coralistas:
Joana Silva
João Netto
José Arnaldo Souza
José Cláudio da Silva
Laura Sivini
Leopoldo Nóbrega e Germana Xavier
Lourdes Alves
Lucas Gustavo Correia Santos
Lully Queiroz
Maestro Dadá Malheiros
Maestro Ewerton Brandão Sarmento
Maestro Marco Cézar
Manoel Dionisio-Neco
Márcio Rodrigues
Marcos Martiniano
Maria Aparecida de Melo Fernandes Pires
Max Antonio Dultra Galvão
Moura Rossi
Nanau Nascimento
Nelson Luis Leal Gusmão
Nill Ribeiro
Pabllo Moreno
Paixão Brasileira do Brega
Rogério Rangel
Rominhô Santtos
Thiago Lobo
Val Paraiso o Imperador
Valéria Moraes
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 13.03.2024.