Rinaldo Junior critica decisão da Federação Pernambucana de Futebol

O vereador Rinaldo Junior (PSB) criticou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a decisão da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para que as semifinais do Campeonato Pernambucano 2024 aconteçam com torcidas únicas. Segundo ele, a decisão é justificada em decorrência da ausência de segurança pública, mas em sua opinião, a deliberação “pune o verdadeiro torcedor pernambucano, pune o espetáculo, a torcida que realmente vai a campo” assim como também “afasta o público visitante dos clássicos”.

A decisão da Federação Pernambucana de Futebol, no entanto, ainda precisa ser acatada ou não pelos times do Estado, que podem recorrer na Justiça. Mas o vereador Rinaldo Junior lembrou que é preciso ficar claro que o lugar do torcedor é dentro do estádio de futebol. “É preciso, de uma vez por todas, diferenciar que lugar de torcedor é no campo, com a sua torcida, vibrando e torcendo para o seu time. O futebol é um esporte apaixonante que une todas as pessoas. É momento de confraternizar pela torcida do seu clube”, disse. 

Segundo o parlamentar, “as barbáries” acontecem do lado de fora dos estádios, não dentro deles. “Essa decisão está decretando cada vez mais a falência do futebol pernambucano. Isso deve ser tratado como segurança pública, única e exclusivamente, enrijecendo as leis, punindo e, principalmente identificando”. 

Rinaldo Junior destacou que é o autor da lei municipal número 19.137/2023, que dispõe sobre a identificação dos torcedores nos estádios de futebol no Recife e que a medida tem como objetivo melhorar a segurança nos estádios. “Os clubes têm até dois anos para se adequarem. O Sport tem feito isso; o Náutico já demonstrou interesse, mas todo mundo sabe que é do lado de fora onde acontece [a violência], e que tem afastado o grande público e a família torcedora pernambucana”.

Para Rinaldo Junior, a decisão dos jogos clássicos com torcida única prejudica os reais torcedores. “Foi um atestado que o Governo de Pernambuco, principalmente a Polícia Militar, disse que não tem condições de gerir grandes clássicos públicos. Quem briga e quem baderna não está nem aí para essa decisão, que só atinge o bom torcedor que, assim como eu, frequenta o estádio, respira futebol e leva a família”, pontuou. 

O parlamentar apontou, ainda, que o ataque sofrido pelos jogadores do Fortaleza no Recife, após partida contra o Sport, “foi uma tentativa de homicídio”. “E, mais uma vez, como representante do povo do Recife, quero pedir desculpas. Mas esse não é o comportamento do torcedor pernambucano. Ali é um grupo organizado que tem que estar preso. Já se passaram quase 20 dias e a Polícia e o Governo de Pernambuco ainda não demonstraram uma solução”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.03.2024