Ronaldo Lopes se posiciona a favor de professores

Nesta terça-feira (19), as galerias da Câmara do Recife foram ocupadas pela categoria dos professores da rede pública municipal em razão de um ato em defesa do piso nacional e da carreira da categoria. Na tribuna do plenário, o vereador Ronaldo Lopes (PP) se posicionou de forma favorável à demanda dos profissionais e cobrou medidas de valorização por parte da Prefeitura. O parlamentar também falou sobre outro tema: transporte público de passageiros.

Em seu discurso, Ronaldo Lopes criticou o Executivo municipal pelo que considerou uma demora da Prefeitura para realizar o cumprimento da Lei do Piso do Magistério. Segundo o parlamentar, o Legislativo municipal está preparado para a tramitação da matéria e para a sua discussão pública.

“O que o povo aqui quer, o que os professores querem, é só a valorização. Nada mais do que isso. É pagar aquilo que foi prometido através do piso nacional. A Prefeitura está em dívida com a classe trabalhadora dos professores. E, enquanto vereador do Recife, nós estamos aqui pedindo: mande o projeto, Prefeitura. Mande para cá que a gente vai votar sim, que a gente vai conversar com aqueles que fazem todas as profissões acontecerem, que são os professores”.

Novos Ônibus - O vereador Ronaldo Lopes voltou à tribuna na reunião plenária desta terça-feira. Ele parabenizou o Governo do Estado que, segundo disse, já teria colocado em circulação 185 ônibus novos na Região Metropolitana do Recife. “São ônibus que vão atender às necessidades de nossa gente”, acrescentou, garantindo que durante o a gestão do ex-governador Paulo Câmara não foram feitos investimentos no transporte público. “Quantos novos ônibus foram colocados em circulação pelo governo Paulo Câmara? Quanto de investimento foi feito na área de transporte durante seu governo?", questionou o parlamentar.  Ele ressaltou a importância da implantação do Bilhete Único, em que todas as passagens de ônibus passaram à tarifa do Anel A, R$ 4,10. Uma ação recente do Governo do Estado.

Ronaldo Lopes aproveitou para solicitar que a Prefeitura do Recife renove a frota do transporte complementar, que tem gestão municipal. “O povo está com medo de esse tipo de transporte acabar. Fica nosso apelo para que não deixem acabar um transporte tão importante como esse. Mas também peço que a Prefeitura deixe de apontar erros no transporte público, pois esses erros vêm da gestão anterior e estão sendo consertados pela governadora Raquel Lyra”.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) pediu aparte e contestou a informação de que o governo de Paulo Câmara teria esquecido o setor de transporte público. “O grande legado de Paulo Câmara, na área de transportes, foram os investimentos que passaram de R$ 300 milhões. Paulo Câmara também consolidou a tarifa social aos domingos, um direito que Raquel Lyra retirou este ano”.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) também pediu aparte e parabenizou Ronaldo Lopes pelo debate sobre mobilidade. Mas abordou outros temas sobre o governo Paulo Câmara, que fugiam ao debate. O vereador Victor André Gomes (União Brasil) foi o terceiro a pedir aparte e lembrou que os fatos ocorridos no governo “Paulo Câmara foram debatidos na campanha política”. Ele também afirmou que “a renovação de 185 novos ônibus significa apenas 17% da nossa frota, que no ano passado já foi reduzia em 129 ônibus”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre os professores.

 

Em 19.03.2024