Aniversário do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil é comemorado em reunião solene

Uma reunião solene em homenagem aos 122 anos do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil foi realizada na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (15), por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL). Criado no Recife, foi o primeiro seminário Batista da América Latina, sendo também pioneiro entre os evangélicos em diversas áreas do saber teológico. “Para mim é uma grande honra ser o propositor deste requerimento para fazer esta homenagem tão merecida. O Seminário faz um trabalho importante não só para o crescimento para o Reino como também para a sociedade”, disse.

A solenidade foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (PL), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; o deputado estadual Renato Antunes; o representante do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, pastor Ronaldo Robson; o pastor Alberto Cristiano, representando o Colégio Americano Batista; a professora Solange Ribeiro, diretora do Seminário de Educação Cristã. “Esta instituição é um verdadeiro alicerce de fé, do conhecimento e da esperança. Desde sua fundação em 1902, pelo seu pioneiro, Salomão Luís Ginsburg, tem sido um espaço de formação e desenvolvimento de lideranças brasileiras, com o propósito de guiar nossa nação pela fé”, disse.

De acordo com o vereador, o  Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil “é um local de acolhimento de indivíduos que desejam expandir o conhecimento em teologia e que fazem diferença significativa para a comunidade”. O Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) é assim chamado por ser o Brasil, na ocasião de sua fundação, dividido apenas em duas regiões, Norte e Sul. Ele foi criado e continua atuando na cidade do Recife, Pernambuco, portanto, no Nordeste.

“Da primeira turma, em 1905, com apenas cinco pastores, até hoje, foi um sonho grandioso que se tornou realidade. O seminário evoluiu e se expandiu, tornando-se essencial na formação teológica de alto nível. É inspirador pensar que, por mais de um século, milhares de estudantes foram habilitados e estão pronto para atuar em igrejas de várias partes do mundo, levando adiante o ensinamento de nosso Senhor Jesus”, disse Fred Ferreira, parabenizando todos os que contribuíram “para essa data histórica”.

Após o discurso do vereador, um vídeo foi exibido no telão da Câmara Municipal, com depoimento do diretor geral do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, Fernando Brandão,  que agradeceu pela homenagem e fez referências à história da instituição homenageada. Em seguida, Fred Ferreira fez a entrega de uma placa em homenagem aos 122 anos do Seminário, no ato sendo representado pelo pastor Ronaldo Robson. O representante da Ordem dos Pastores Batistas de Pernambuco, pastor Jorge Souza, ocupou a tribuna e fez uma breve saudação. “Em nome da Ordem, quero externar a gratidão à Câmara do recife, que abriu suas portas, para realizar esta solenidade. Ela entendeu a importância do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil”, afirmou.

Representando a Convenção Batista de Pernambuco, o pastor Samuel Trindade, fez a segunda saudação. “Falar desta casa centenária, o Seminário é falar da história de Pernambuco e do que o Seminário Teológico Batista tem realizado ao longo de sua história. Esta é uma casa para formar obreiros e vocacionados, que levam valores sólidos, revestidos da Palavra do Senhor Jesus Cristo”, disse.

Representando o Colégio Americano Batista, o pastor Alberto Cristiano fez a terceira saudação. Ele disse que “a nossa palavra é de gratidão a Deus. O colégio traz essa palavra com muita alegria, pois faz parte deste contexto em que está inserido o Seminário, o contexto do ensino”. Ele lembrou que muitas pessoas estraram no Colégio Americano Batista, que está com 118 anos, para seguir no Seminário Teológico Batista.

O pastor Ronaldo Robson foi o último a discursar. Ele disse que a reunião solene representou um momento histórico para o Seminário Teológico Batista e registrou gratidão à Câmara do Recife, através do vereador Fred Ferreira, autor da iniciativa. “É uma alegria estar aqui neste momento”, disse. Ele lembrou de quando entrou no Seminário e, também, fez reflexões bíblicas. “Nessa tarde, quero falar da história do Seminário do Norte a partir de três perspectivas: a sua história, o seu compromisso e o seu legado. Deus tem nos conduzido em triunfo com um único objetivo, que é para Sua glória”, disse.

Ele contou que o Seminário do Norte teve a cerimônia de instalação em 1º de abril de 1902 pelo missionário judeu-russo Salomão Luís Ginsburg. “Desde então está com as portas abertas, pois aquela casa é do Senhor. Pertence a Nosso Deus e é fruto de oração de milhares de pessoas que por ali passaram e que ainda continuam se preparando para o ministério. Na história do povo de Deus, Ele se nos conduziu em triunfo. Caminhamos em triunfo não pelos nossos méritos, ou pelos nossos títulos, mas porque o Senhor está com Sua mão sobre nós”, disse. O compromisso do Seminário do Norte, afirmou o pastor Ronaldo Robson, é com a excelência do preparo ministerial o com bem-estar da sociedade. Ele acrescentou que o legado do seminário do Norte é “forjar valores na vida dos vocacionados”.

O deputado Renato Antunes também falou. “É sempre uma honra falar desta tribuna, pois aqui vivi seis anos”. Ele disse que Seminário do Norte “tem abençoado Pernambuco, o Nordeste e a Nação. Esta instituição centenária tem propagado o Reino de Deus e servido às nações, formando homens e mulheres”.

Durante a solenidade, o Coro Cristolândia e o Coro Sinfônico fizeram apresentações de louvores. No final, o vereador Paulo Muniz fez as considerações sobre a solenidade que estava presidindo e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 15.04.2024.