Audiência pública debate um novo acesso ao bairro do Ibura

Um dos bairros mais populosos do Recife, que conta com mais de 50 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ibura convive com uma dura realidade: o acesso ao bairro é limitado e existe praticamente uma via principal que permite chegar às comunidades, que é a mesma para sair dela. A vida da população é descrita como um caos no que diz respeito à mobilidade, pois os moradores se sentem prejudicados no direito de ir e vir. Para tentar equacionar esse problema, o vereador Paulo Muniz (SD) realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (2), visando buscar soluções para criação de um novo acesso ao bairro.

Além de moradores do Ibura, participaram da audiência pública o gerente de Engenharia da Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), engenheiro José Carlos Miranda; a gerente Geral de Projetos de Infraestrutura da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), Dâmaris Tavares; e um representante da área de Planejamento do Grande Recife Consórcio de Transportes, Jônathan Valença. O vereador Paulo Muniz abriu a audiência pública dizendo que a situação viária do Ibura, que já era difícil, está mais complicada do que era há cerca de cinco anos. “Hoje está um caos. Tanto para entrar, quanto para sair. Temos relatos de pessoas que perdem o horário de faculdades, de trabalho, perdem tratamentos médicos porque demoram muito tempo nesse trecho de acesso ao Ibura. Isso é uma falta de atenção com os moradores do bairro”, disse.

O acesso ao bairro do Ibura, de acordo com os relatos feitos durante a audiência pública, afunila quando chega na Ladeira da Cohab. A ladeira é considerada o principal acesso do bairro ao Recife. É nela onde os moradores dizem passar até uma hora tanto no trajeto para ter acesso ao bairro, quanto para sair dele. Se chover e ocorrer alagamentos, ou ainda se ocorrer algum acidente, a pista fica travada.

Uma das participantes da audiência pública foi Sevânia da Silva Américo Rodrigues, moradora há 55 anos da UR-3 Ibura. “O acesso ao Ibura sempre foi precário, mas de uns cinco anos para cá, complicou porque foi fechado o retorno que havia nas proximidades do Posto Padre Cícero, no sentido do bairro de Prazeres. Com esse fechamento, todas as pessoas que usavam o retorno e que moram nas URs, nos bairros de Dois Carneiros, Três Carneiros e de Lagoa Encantada, agora precisam usar a mesma ladeira que os moradores do Ibura”. Ou seja, a ladeira ficou com sobrecarga.

Sevânia Rodrigues relatou as duas situações: para chegar até o Ibura, os carros e ônibus que vêm da Avenida Recife são obrigados a seguir, inicialmente, pelas avenidas Dom Hélder Câmara ou Dois Rios. Essas avenidas têm continuidade, mais adiante, numa única via, que é a ladeira da Cohab. A outra situação é de quem vai descer do Ibura. “Quando descemos, pegamos logo a ladeira. Ela é a única opção para quem vai para a Avenida Rio Xingu, quando dobramos à esquerda; ou para BR-101, no sentido à direita, seguindo para Prazeres. Ela também é quem dá acesso à Policlínica Arnaldo Marques”, comentou.

O gerente de Engenharia da Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), engenheiro José Carlos Miranda, reconheceu que a região é muito densa do ponto de vista da população e disse que o fechamento do acesso do retorno pelo Posto Padre Cícero, que foi relatado pelos moradores, gerou a situação de caos. “Mas o fechamento do acesso não foi de ordem municipal. Ele foi determinado pela Polícia Rodoviária Federal. Esse fechamento do acesso, causou sobrecarga na região interna do bairro, que ficou à mercê de vias estruturadoras”, disse.

Ele disse ainda que a CTTU sozinha não pode resolver o problema viário do Ibura, uma vez que essa solução depende de outros órgãos como a Polícia Rodoviária Federal. “Todo projeto estruturador, naquela região, tem que ter dialogo com mais órgãos”, disse. O representante da área de Planejamento do Grande Recife Consórcio de Transportes, Jônathan Valença, disse que o bairro do Ibura tem linhas de ônibus que levam passageiros até o Terminal Integrado Tancredo Neves, mas que “o sistema sente o trânsito muito travado e que isso impede o incremento de frotas na região”.

A gerente Geral de Projetos de Infraestrutura da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), Dâmaris Tavares, disse que era importante ouvir a comunidade e que os “anseios da população irão constar de um levantamento para facilitar a tomada de decisões que favoreçam a população”.

No final, o vereador fez os seguintes encaminhamentos: cobrar e fiscalizar a Prefeitura do Recife no sentido de promover a reabertura do retorno na altura do Posto Padre Cícero; e cobrar atenção do Governo do Estado para a população do Ibura.

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Em 02.04.2024