Carlos Muniz repercute substitutivo ao PLO número 285/2023

O vereador Carlos Muniz (PSB) repercutiu o projeto de lei Ordinária (PLO) número 285/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que recebeu um substitutivo para permitir a troca da palavra “maconha” por “cannabis”, dentro da proposta de criação do “Dia Municipal de Conscientização sobre o uso da Maconha Medicinal”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “O uso do canabidiol é um gesto de amor para com o próximo e a ciência fez descobertas maravilhosas em relação ao uso dessa substância. Mas, sempre se coloca o nome científico e não o nome vulgar”, defendeu o parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (30).

O substitutivo ao PLO número 285/2023 está tramitando nas comissões e deverá voltar para discussão e votação em plenário, posteriormente. Foi a própria vereadora, que também é autora da proposta, quem resolveu trocar o nome de maconha por cannabis para conseguir apoio visando a aprovação. O vereador Carlos Muniz entendeu que a aprovação do projeto de lei é importante para o Recife. “Acompanhei a discussão do projeto de lei e acho que os debates demonstraram o estágio do estado democrático de direito da sociedade brasileira”, disse. Os debates, afirmou o parlamentar, o levaram a refletir sobre religiões e dogmas. “A sociedade nos impõe a quebrar paradigmas, mas o paradigma imutável é o amor”.

Apoiar o canabidiol para tratamento de saúde, de acordo com Carlos Muniz, é importante porque ele serve de medicamento para diversas doenças. “Cada pessoa conhece alguém com algum tipo de patologia que depende dessa substância, como epilepsia, transtorno de ansiedade, esclerose multiplica, fibromialgia, esquizofrenia, transtornos de estresse pós traumático, artrite, transtorno do espectro autista, transtorno bipolar, entre outros. Esta casa não pode se fechar a esse debate por conta de preconceitos e estigmas, se negando a garantir benefícios para a sociedade por causa de preconceito”, disse.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 30.04.2024.