Cida Pedrosa defende projeto que cria Ano da China no Recife

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu o projeto de lei 239/2023, de sua autoria, que institui o “Ano da China no Recife” no Calendário Oficial de Eventos do Recife. “Há mais de 50 anos, o Brasil tem negociações comerciais e culturais com a China. E o Recife é um desses lugares onde a China tem trabalhado do ponto de vista de construção da paz entre os povos, das relações comerciais e de relações institucionais”, disse a parlamentar. O assunto foi levado à tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária desta segunda-feira (29). A proposição foi aprovada.

Cida Pedrosa enfatizou que a China é um país culturalmente muito forte e possui um folclore belíssimo, assim como o Recife, e destacou os objetivos da proposição. “A gente propõe, aqui, que o ano da China faça parte dos eventos culturais da cidade do Recife diante do marco representado pelos 50 anos das relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China. Essa iniciativa tem como objeto primordial o de celebrar e fortalecer os laços entre as duas nações, proporcionando um ambiente propício para o aprofundamento das relações culturais e de amizade entre o povo do Recife e o povo da República Popular da China. Atividades e eventos promoverão o intercâmbio cultural, artístico e educacional e almeja estreitar os laços de entendimento e cooperação entre as comunidades”.

A parlamentar recordou que Recife é uma cidade amiga de Guangzhou, na China, e enalteceu o poder das relações entre os povos. “Seja por razões culturais ou econômicas, a construção da paz entre os povos precisa acontecer. Recife é uma cidade amiga e geminada da cidade de Guangzhou, na China. E no processo de germinação e de irmandade com cidades chinesas há trocas reais e concretas”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.04.2024