Cida Pedrosa defende homenagem para Maria do Carmo Barreto Campello

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º), o requerimento de número 2.344/2024, de sua autoria, que pede que seja homenageada com escultura no Circuito da Poesia, a escritora Maria do Carmo Barreto Campello. “Ela foi uma das mais importantes poetisas contemporâneas da cidade, do Estado e do Brasil”, exaltou. O pedido, com indicação ao secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, foi aprovado em plenário.

Segundo a vereadora Cida Pedrosa, a escritora Maria do Carmo Barreto Campello nasceu no Recife em 1924, e morreu em 2008. “Com formação acadêmica sólida, Maria do Carmo se destacou não apenas por sua produção poética, mas também por sua grande atuação como educadora. Ela se formou em letras clássicas pela então Fafire [atual Unifafire] e fez do ensino da literatura estudo e instrumento contra a opressão. Sua obra poética é marcada pela sua intensa religiosidade e também por intensa construção do humanismo. Onde tiver um desfavorecido, ele está na literatura de Maria do Carmo Barreto Campello”. 

A parlamentar destacou que a poetisa ocupou a cadeira de número 22 da Academia Pernambucana de Letras. “Esta mulher que construía a sua poesia a partir das mulheres, da religiosidade, dos excluídos, merece muito a nossa homenagem. Ela foi detentora do prêmio Othon Bezerra de Melo, e também foi menção honrosa no Prêmio Manoel Bandeira, antigo Prêmio do Estado de Pernambuco na década de 70. A proposta é homenagear a nossa Maria do Carmo e celebrar o Circuito da Poesia com mais uma mulher. A poesia dela merece. As pessoas precisam saber desta poesia e é necessário que a gente tenha representatividade”, salientou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 01.04.2024