Cida Pedrosa sugere alterações nas linhas de transporte complementar do Ipsep

Na manhã desta terça-feira (9), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento de sua autoria, de número 2898/2024 que faz uma indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que sejam criadas ou alteradas linhas de transporte complementar com objetivo de atender a demanda por transporte público dos moradores do bairro Ipsep, em especial nas áreas da Vila Mauricéia, Vila dos Bancários, Vila da Sudene, Rua Blumenau e Praça Maria Lúcia.

“Tínhamos, no Ipsep, cinco ônibus passando porque a localidade é grande, com entrâncias, e representa um bairro que tem violência. E a gente precisa de verdade dar conta disso. O tamanho considerável do bairro, dividido em diversas comunidades, e a insuficiência das linhas de ônibus existentes resultam em uma acessibilidade precária, prejudicando a rotina diária dos moradores".

Segundo a parlamentar, ela foi procurada pela Associação de Mulheres Amigas do Ipsep que representou o clamor popular por melhorias no transporte público. O grupo já conseguiu outras demandas para a comunidade e a vereadora ressaltou o valor do grupo para a localidade.  “Anos atrás, a Associação de Mulheres do Ipsep conversou com a então vice-governadora, Luciana Santos, e conseguiu a volta da linha de ônibus Vila Ipsep/ Príncipe. Esta era uma situação que quem tinha que resolver era o Consórcio Recife porque é ligado ao governo de Pernambuco. Só que essa demanda de transporte complementar é relacionada diretamente à Prefeitura do Recife e a gente espera obter vitória do transporte, agora de nível complementar, da mesma forma que nós conseguimos no caso do Vila Ipsep/ Príncipe. É muito importante o trabalho das mulheres que se organizam porque elas sentem na pele quando tem um problema com o transporte porque elsa ficam mais vulneráveis ainda”.

Discussão de projetos - A vereadora Cida Pedrosa voltou à tribuna da Casa durante a reunião plenária para discutir dois projetos de lei de sua autoria que constavam na ordem do dia, em segunda votação. Ambos foram aprovados em plenário e seguirão para sanção do prefeito. A primeira proposta destacada pela parlamentar foi  o projeto de lei número 196/2022, que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o bloco carnavalesco lírico “O Bonde”.

Cida Pedrosa lembrou que o bloco carnavalesco participou do Carnaval pela primeira vez em 1991. “A sugestão do nome faz uma alusão simbólica a um transporte que existia no Recife, que era o bonde, que circulava, em especial, no Recife Antigo. Ele também é inspirado na canção do Capiba que dizia: ‘quem vai para farol é o bonde de Olinda’. Este bloco encanta todos os anos as ruas do Recife por ter uma criatividade absurda. Eles sempre bebem na commedia dell’arte. Quase todos os seus figurantes, de uma forma ou de outra, estão ligados ao teatro; os coordenadores também. O Bonde não só faz um desfile, ele apresenta uma narrativa a partir do tema que eles escolhem, e são muito modernos”, disse.

Segundo ela, O Bonde é uma das mais expressivas agremiações de pau e corda do carnaval pernambucano. “E isso faz muita diferença. Nos seus 30 anos de existência, ele representa nossa cultura no receptivo de turistas no Aeroporto Internacional dos Guararapes, nos palcos de grandes festivais, nos tradicionais bailes de Carnaval do Recife, nas serenatas natalinas. O Bonde já desfilou Brasil afora e representou o país internacionalmente. Este é um bloco que, nos seus 30 anos, só faz trazer orgulho para Pernambuco e para os amantes da cultura popular”.

Em aparte, a vereadora Liana Cirne (PT) ressaltou que “é uma questão de justiça” reconhecer o bloco O Bonde como Patrimônio Imaterial. “Esse reconhecimento fortalece ainda mais a nossa tradição cultural, e não só pelo valor cultural, mas O Bonde tem se destacado por estar sempre presente e muito atuante na defesa de todas as políticas públicas culturais”.

Cida Pedrosa também destacou o projeto de lei número 237/2023, também de sua autoria, que institui o “Dia Municipal da Ecologia Integral São Francisco de Assis” no Calendário Oficial de Eventos do Recife. “Como é bom a gente poder contar, a partir de agora, com um dia dedicado à ecologia integral. Não há como pensarmos na ecologia sem pensarmos em todos os seres vivos que habitam nela. O Recife é a sexta cidade com mais perigo de ser coberta por águas; é a sexta cidade mais vulnerável do mundo, do ponto de vista das mudanças climáticas. Esperamos que, no dia 4 de outubro, o Dia de São Francisco de Assis, a gente possa sensibilizar mais escolas, pessoas”.

 

Assista no TV Câmara do Recife:

Cida Pedrosa lembra trajetória do Bloco Carnavalesco "O Bonde"

Cida Pedrosa sugere alterações em linhas de transporte complementar do Ipsep

Cida Pedrosa destaca importância de projeto

Em 09.04.2024