Dia do Exército é comemorado em reunião solene

Com a finalidade de homenagear o Dia do Exército, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) promoveu reunião solene na tarde desta terça-feira (16) para celebrar a força armada responsável por garantir a defesa das fronteiras, do território nacional e pela manutenção da ordem e do respeito à Constituição. Comemorada oficialmente em 19 de abril, depois de amanhã, a data celebra “a épica Batalha dos Guararapes, na qual brasileiros, brancos, negros e índios, unidos pelo sentimento de Pátria, expulsaram do Recife o invasor holandês e criaram as bases de um Exército genuinamente brasileiro”, segundo a justificativa do parlamentar.

“Pernambuco tem ligação direta na escolha da data comemorativa. Naquele mesmo dia, em 1648, eclodiu aqui no Estado a principal ação bélica para expulsar os holandeses da região Nordeste. A vitória no confronto representa um marco para o Brasil e é orgulhosamente relatada e transcrita nos capítulos de nossa história”, afirmou Tadeu Calheiros.

A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB), que formou a mesa de honra com o autor do requerimento; o comandante Militar do Nordeste, general de Exército Maurílio Miranda Neto Ribeiro; o Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, comandante do II Comar; o general de Divisão Raul Rodrigues de Oliveira, comandante da 7ª Divisão do Exército; o deputado estadual Renato Antunes, no ato representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco; e o consultor jurídico da União em Pernambuco, Luciano Cavalcanti Batista.

Em seu discurso, Tadeu Calheiros ressaltou que somente dois séculos depois da Batalha dos Guararapes é que o Exército foi oficialmente criado. “Ao  longo dos dois séculos, a instituição que tanto honra a farda verde oliva, a Bandeira Nacional, o nosso Hino e os milhões e milhões de brasileiros, contribui para a garantia da soberania do País, dos Poderes Constitucionais, da lei e da ordem”. O vereador acrescentou que o Exército “salvaguarda os interesses da nação, além de colaborar de forma efetiva com o desenvolvimento e o bem estar social da nossa gente”. Destacou que, mesmo com o “DNA brasileiro vocacionado à paz, ao diálogo e à diplomacia”, a força terrestre está sempre a postos , em permanente estado de prontidão.

O parlamentar destacou atuações do Exército nos campos “científico-tecnológico e socioeconômico” como, por exemplo, na execução de obras de engenharia, acolhida a refugiados, suporte na área de saúde pública, principalmente nos casos de calamidade à exemplo da pandemia, quando os hospitais de campanha deram um importantíssimo apoio no combate à covid-19. “Não podemos deixar de mencionar, também, diversas missões humanitárias, entre elas, a distribuição de água nos rincões do Sertão nordestino, o combate ao mosquito aedes aegypti, suporte às populações de fronteira e ações de busca e salvamento em tragédias climáticas”.

Em outro trecho do discurso, o vereador também fez referência à Escola de Sargentos do Exército, recentemente confirmada para ser construída na Região Metropolitana do Recife e disse que será um complexo com modernas instalações, destinado à formação e graduação de 2.500 militares, em 16 especialidades. Tadeu Calheiros finalizou dizendo que os militares “tenham a certeza de que honram a Pátria. É muito bom saber que podemos contar com uma instituição tão séria, eficiente e extremamente comprometida com o Brasil”.

Após o discurso, um vídeo foi exibido no telão da Câmara do Recife sobre o Exército Brasileiro. Uma placa em homenagem à força armada foi entregue ao comandante Militar do Nordeste, general de Exército Maurílio Miranda Neto Ribeiro, no ato representando a corporação. O deputado Renato Antunes fez uma breve saudação. “Esta é uma honrosa homenagem, a uma instituição centenária, que orgulha todos os brasileiros. É a que tem maior credibilidade do Brasil. Muito me orgulha ter vestido a farda verde-oliva em minha vida. Devo muito ao Exército”, disse. Na sequência, a banda do Exército, que na abertura da solenidade executou o Hino Nacional, também tocou a Canção do Exército.

O discurso de agradecimento pela realização da solenidade foi feito pelo general de Exército Maurílio Miranda Neto Ribeiro. “Esta não é uma instituição que pertence aos homens fardados, mas é um patrimônio da Nação brasileira e atua permanentemente em apoio à Nação. É uma instituição que pertence a cada um dos brasileiros de ontem, de hoje e de sempre”, afirmou. Ele agradeceu aos parlamentares da Câmara Municipal do Recife, sobretudo ao vereador Tadeu Calheiros, responsável pela proposição. “Por ser esta Câmara a casa do povo do Recife, esta homenagem representa um reconhecimento do Exército não só pela defesa da soberania nacional, mas também pela contribuição ao desenvolvimento social e cultural do Estado”.

No discurso, ele citou a história da instituição e lembrou que há 376 anos, a Batalha dos Guararapes amalgamou indígenas, negros e brancos, em torno do sentimento de nacionalidade. “Produzia-se naquele longínquo ano o fato seminal da brasilidade e também se produzia o jeito brasileiro de fazer a guerra”. Ele disse que era necessário “revisitar o passado para homenagear os nossos paladinos que, pelos feitos e coragem, escreveram os seus nomes como  heróis” e citou nomes como o de Maria Quitéria, Duque de Caxias, Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Rondon, os soldados da Força Expedicionária Brasileira, que seguiram para a Europa, na Segunda Guerra, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Moraes; e lembrou dos militares brasileiros que participaram da missão da ONU no Haiti.

 “Ao contemplarmos a glória, as tradições e o sacrifício dos nossos antecessores, compreendemos e valorizamos a nobreza da vida castrense. Presente em todos os rincões do Brasil, o Exército tem como maior ativo seus homens e mulheres que ombreados, sem qualquer distinção, representam o retrato fiel do povo brasileiro”. Ele fez um relato da atuação social, econômica, científica e tecnológica do Exército e reafirmou o compromisso do Comando Militar do Nordeste, representante do Exército na região, “com os anseios do povo nordestino”. No final, o vereador Eriberto Rafael fez as considerações sobre a solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 


Em 16.04.2024.