Doduel Varela pede reabertura de posto de saúde Bongi-Boa Ideia

A reabertura da Unidade de Saúde da Família (USF) Bongi-Boa Ideia, que se localizava no bairro do Bongi, Zona Oeste, foi solicitada pelo vereador Doduel Varela (PSD) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29). “Aquela unidade atendia a cerca de 10 mil pessoas por mês e desde o seu fechamento, há três anos, a assistência está sendo feita por outro posto, que agora vem acumulando o atendimento e prestando um serviço precário porque ficou com uma demanda muito grande”, disse.

De acordo com o vereador, desde que o PSF do Bongi-Boa Ideia foi fechado, o atendimento de saúde que era feito pelos moradores do bairro da Mustardinha, de parte do Bongi, e das comunidades da Boa Ideia e da Rua 21 de Abril, no bairro da Mangueira, teve que que ser transferido para a Upinha do Bongi. Essa, agora, que estaria superlotada. “Quando a Upinha do Bongi foi crida deveria atender até 10 mil pessoas mas, com o fechamento da outra, acumulou mais 10 mil pessoas por mês. Com isso, a assistência vem sendo feita com dificuldade e o transtorno é geral. E essa situação prevalece há três anos”, disse.

Doduel Varela garantiu que a Unidade de Saúde da Família (USF) Bongi-Boa Ideia fechou suas portas porque funcionava em um imóvel alugado e desde então ele mesmo, como parlamentar, tem se empenhado em encontrar um imóvel para reinstalar o posto de saúde que beneficie a comunidade. “O problema é que a população não aceita mais alugar os seus imóveis à Prefeitura do Recife, por causa da inadimplência”, disse.

O vereador acrescentou que um imóvel foi encontrado para venda na Rua José Ramos de Vasconcelos , mas até o momento a compra e venda não foram possíveis. “Apelo à Prefeitura do Recife para que finalize a compra do imóvel, pois só assim o povo voltará a ser atendido lá. Quero dizer que enquanto vereador, irei trabalhar para cobrar da Prefeitura para que finalize essa compra”, disse.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.04.2024.