Felipe Alecrim chama atenção para o bairro de Cajueiro

O vereador Felipe Alecrim contou que esteve no bairro de Cajueiro, Zona Norte do Recife, com o projeto do seu mandato chamado Gabinete na Rua. Ele disse que andou, observou e conversou com os moradores do local e, por isso, ocupou a tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (15), para repercutir a sua visita e cobrar serviços de infraestrutura para a comunidade comunidade.

 “A situação está precária. Várias cenas me impressionaram muito, mas eu queria destacar a quantidade de casas que estão à venda. Estamos falando da ausência de capinação, limpeza, drenagem de esgoto, de canaletas. O recifense é o maior pagador de impostos e cerca de 40% das pessoas que vivem no Grande Recife estão abaixo da linha da pobreza”, afirmou. 

De acordo com o parlamentar, a pesquisa Cidade Sustentável apontou que o Recife é a segunda maior capital do País em desigualdade social. “É terrível ver a situação dos moradores. A água fica no pescoço quando chove. Precisamos voltar o nosso olhar para aquele bairro que está completamente abandonado”, disse. 

Felipe Alecrim contou ter visitado outros dois bairros: Afogados e Jiquiá, ambos na Zona Oeste do Recife, e ter se deparado com uma situação semelhante. “A cena lá é ainda mais impressionante, porque não precisa ser dia de chuva para a água brotar na casa dos moradores, na rua. As pessoas não conseguem sair para trabalhar com risco de contraírem uma doença. É uma situação extremamente precária”, afirmou.

O vereador disse que não há manutenção nas áreas de risco. “Já tivemos reuniões com a Prefeitura e sabemos que o investimento é realizado, mas é importante lembrar que foi captado R$ 2 bilhões para que fossem feitos investimentos em infraestrutura, e o que vemos é a população sofrendo".

Em aparte, o vereador Davi Muniz (PSD) disse ter enviado um ofício à Presidência da Casa solicitando a formação de uma comissão e que “gostaria que vossa excelência fizesse parte dessa comissão para verificar onde está o R$ 1,5 bilhão do Promorar”. Também em aparte, o vereador Samuel Salazar (MDB) afirmou que a Prefeitura atua na diminuição da insegurança com a construção de Compaz e outras melhorias. “Gostaria que você trouxesse o número de violência do bairro de Cajueiro, o que sei é que as pessoas não estão saindo de lá por conta de problemas de competência da Prefeitura, mas por conta da violência".  Ele responsabilizou o governo do Estado, visto que é o ente responsável pela segurança pública.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 15.04.2024